O sistema permite rastrear todos os navios na área portuária e fornecer dados em tempo real / Divulgação
Continua depois da publicidade
O Sistema Portuário Brasileiro, sob coordenação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), está investindo R$ 380 milhões para equipar portos estratégicos com o que há de mais avançado em tecnologia mundial para o monitoramento de embarcações.
Trata-se do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS), que permite rastrear todos os navios na área portuária e fornecer dados em tempo real sobre as condições de navegabilidade. A tecnologia tem como principais objetivos ampliar a segurança da navegação, a proteção ambiental e a eficiência operacional dos terminais.
Continua depois da publicidade
O VTMIS está sendo implantado em sete portos que, juntos, respondem por 56% da movimentação dos portos públicos brasileiros: Santos (SP), Paranaguá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande (RS), Itaguaí (RJ), Itaqui (MA) e Vila do Conde (PA).
O ministro Sílvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, ressaltou a importância do investimento: “Estamos trazendo para o país o que há de mais avançado em tecnologia portuária, um sistema utilizado nos principais terminais do mundo e que amplia nossa eficiência logística. Nossos portos estão batendo recordes de movimentação e precisamos constantemente modernizá-los e aumentar sua eficiência”.
Continua depois da publicidade
O secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, informou que os investimentos são priorizados conforme critérios como intensidade do tráfego marítimo, riscos à navegação e aspectos de segurança pública. No Porto de Santos, o maior da América Latina, o projeto de implementação do VTMIS já foi licitado e o resultado deve ser anunciado no início de dezembro.