Cotidiano
Leilão de terminal, previsto para março de 2026, marca nova fase do porto com obras de modernização, ampliação e foco em sustentabilidade
Porto de São Sebastião tem mostrado crescimento constante e forte vocação para o comércio exterior / Divulgação/Ministério de Portos
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O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, vai receber um dos maiores investimentos da sua história. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira (21) o projeto de arrendamento da área SSB01, que contará com recursos privados e deve gerar cerca de 5 mil empregos durante as obras e 1,3 mil postos permanentes na operação. O leilão está previsto para março de 2026, e o contrato terá validade de 35 anos.
O projeto prevê modernização e ampliação de mais de 426 mil m² da área operacional, incluindo a construção de um novo píer, ampliação do pátio, dragagem de aprofundamento dos canais e implantação de um novo sistema de carga e descarga de caminhões. Além disso, estão previstos R$ 12 milhões em compensações ambientais e sociais.
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A solenidade contou com a presença do secretário nacional de Portos, Alex Ávila, do prefeito de São Sebastião, Reinaldo Alves, do presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, e de autoridades locais.
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Durante a visita, o ministro destacou a importância do porto no cenário logístico nacional e internacional.
“Este porto tem um grande potencial estratégico para o desenvolvimento do estado de São Paulo, do Brasil e da América do Sul. Estamos trabalhando para fortalecer e estruturar ainda mais esse porto. Queremos fazer do Porto de São Sebastião um dos grandes portos verdes do mundo”, afirmou Silvio Costa Filho.
O ministro também adiantou que o governo avalia, junto com a Antaq, manter um berço público no novo arranjo contratual — uma demanda da comunidade portuária local.
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O prefeito de São Sebastião, Reinaldo Alves, ressaltou o impacto regional do investimento. “O porto é importante para toda a região, já que desafoga e abastece todo o Vale do Paraíba, uma área que gera muito emprego e renda e que tem no Porto de São Sebastião seu grande polo importador e exportador.”
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Já o presidente da Companhia Docas, Ernesto Sampaio, destacou as vantagens competitivas do terminal. “O Porto de São Sebastião tem acesso terrestre impecável, com o contorno sul da Rodovia dos Tamoios permitindo a entrada direta dos caminhões, além de acesso aquaviário com duas barras de entrada e profundidade natural invejável, sem necessidade de dragagem. É uma oportunidade incrível para atrair novos investimentos.”
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Atualmente, o projeto está em análise técnica na Secretaria Nacional de Portos (SNP). Depois seguirá para a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que deve incorporar as contribuições da consulta pública, e em seguida será avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) antes do lançamento oficial do leilão.
O Porto de São Sebastião tem mostrado crescimento constante e forte vocação para o comércio exterior. Desde 2023, 98% da movimentação — cerca de 3,4 milhões de toneladas — é proveniente da navegação de longo curso.
Entre 2023 e 2024, o porto aumentou em 50% o volume de cargas movimentadas. Enquanto as importações dominaram em 2022 e 2023, vindas de países como Turquia, Estados Unidos e Argentina, as exportações passaram a liderar em 2024 e 2025, com destinos como Canadá, Reino Unido, EUA e Gana.
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Com o novo arrendamento, o Porto de São Sebastião deve consolidar-se como um dos principais hubs logísticos e sustentáveis do Atlântico Sul, abrindo um novo capítulo na história portuária do Brasil.