Cotidiano
Intervenção já retirou 22 mil m³ de sedimentos e garante mais segurança, eficiência e previsibilidade nas operações portuárias
Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, atingiu 40% de avanço na dragagem de manutenção / Divulgação/GovernoSP
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O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, atingiu 40% de avanço na dragagem de manutenção do berço 101, obra essencial para assegurar eficiência e segurança nas operações portuárias.
Com conclusão prevista para outubro, a intervenção já removeu aproximadamente 22 mil metros cúbicos de sedimentos.
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A dragagem ocorre em regime contínuo, com a draga operando 24 horas por dia e realizando cerca de dez ciclos diários. O objetivo é restabelecer a profundidade mínima de 10 metros no berço de atracação, garantindo previsibilidade e competitividade ao terminal.
A intervenção é conduzida pela Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) e autorizada pelo Ibama, em conformidade com as normas ambientais.
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O presidente da CDSS, Ernesto Sampaio, destacou a importância da obra: “Com a dragagem, mantemos o terminal em plenas condições de atender à demanda com eficiência, segurança e responsabilidade ambiental”.
Os sedimentos removidos são depositados no Dique de Contenção, área exclusiva dentro do Porto para esse tipo de material.
A medida é sustentável, pois recebe apenas sedimentos de boa qualidade, livres de contaminação, que podem ser reaproveitados em outros usos.
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A dragagem de manutenção é necessária devido ao assoreamento natural causado por chuvas, ventos, correntes marítimas e movimentação de embarcações.
A intervenção garante condições adequadas para o escoamento de cargas do Litoral Norte, assegurando a plena utilização do berço principal.
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No primeiro semestre de 2025, o Porto de São Sebastião movimentou 858 mil toneladas de cargas. Em julho, o berço principal alcançou 97% de ocupação, com 166 mil toneladas movimentadas – maior volume para o mês desde 2018.
Entre os principais produtos transportados estão açúcar a granel e barrilha, além de uma operação excepcional de trigo, carga não habitual no terminal.