Uma das áreas do terminal será arrendada em 2026, o que ampliará a capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano / Divulgação
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A partir desta quarta-feira (29), todos os caminhões que se dirigirem ao Porto de São Sebastião deverão obrigatoriamente passar pelo Centro de Triagem Serramar, pátio de apoio logístico localizado no bairro Pontal de Santa Marina, em Caraguatatuba (SP). O acesso ao local exigirá agendamento prévio pelas transportadoras credenciadas.
Com área total de 32 mil m², o Centro de Triagem contará com estacionamento, banheiros, refeitório, área de descanso e monitoramento 24 horas.
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Nesta primeira fase, o espaço poderá receber até 150 veículos simultaneamente, com possibilidade de ampliação para 500 caminhões.
A medida busca reduzir congestionamentos, diminuir o tempo de espera nas vias urbanas, aumentar a previsibilidade das operações logísticas e contribuir para a redução da emissão de poluentes.
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Segundo Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), “a implantação do Centro de Triagem Serramar representa um avanço na logística do porto. Além de organizar a entrada dos caminhões, a medida garante mais segurança e conforto aos motoristas e contribui diretamente para a redução do impacto ambiental nas áreas urbanas próximas ao terminal”.
O credenciamento dos caminhoneiros foi autorizado por portaria publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo, em setembro. O documento também determina que uma Comissão Especial poderá solicitar ajustes e adequações sempre que necessário. A CDSS realizará fiscalização contínua para assegurar que os serviços atendam às exigências do edital de credenciamento.
Vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), o Porto de São Sebastião vem investindo em modernização e sustentabilidade.
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Uma das áreas do terminal será arrendada em 2026, o que ampliará a capacidade de movimentação para 4,3 milhões de toneladas por ano. Nesse contexto, a implantação da AALP (Área de Apoio Logístico Portuário) reforça o planejamento estratégico do porto, alinhado às metas ambientais e de eficiência operacional.
Além de otimizar o fluxo de veículos, a AALP proporciona melhores condições de descanso e segurança aos motoristas, contribuindo para a qualidade do trabalho no transporte rodoviário de cargas e para a redução do consumo de combustível e das emissões de gases de efeito estufa.