Cotidiano
Novo terminal de passageiros no Valongo promete modernizar operações, atrair mais cruzeiros e tornar Santos competitivo no cenário mundial
Nova estrutura será construída no bairro do Valongo e terá capacidade para operar até três navios simultaneamente / Divulgação
Continua depois da publicidade
O futuro terminal de passageiros do Porto de Santos, inspirado nos modernos complexos de Miami (EUA), foi apresentado em primeira mão a profissionais de turismo da Baixada Santista.
O projeto foi detalhado durante o 4º Meeting da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), realizado na Associação Comercial de Santos (ACS) no último dia 10.
Continua depois da publicidade
Com previsão de investimento de R$ 568 milhões por parte do Concais, a nova estrutura será construída no bairro do Valongo e terá capacidade para operar até três navios simultaneamente.
Além de ampliar a infraestrutura portuária, o projeto tem como objetivo revitalizar a região central da cidade e posicionar Santos entre os portos mais competitivos do mundo.
Continua depois da publicidade
O consultor portuário Ivan Jardim, responsável pelo desenho do terminal, destacou que a inspiração veio do novo terminal da MSC Cruzeiros em Miami. “É um modelo que dialoga muito com o público brasileiro e traz as melhores práticas internacionais”, afirmou.
Veja imagens de como o novo terminal deve ficar:
Uma das principais inovações será a separação dos fluxos de embarque e desembarque, medida que promete agilizar operações e melhorar a experiência de passageiros e tripulantes.
Continua depois da publicidade
Para Sueli Martinez, ex-diretora de operações do Concais e hoje diretora da Rev MKT, esse diferencial pode ser decisivo para atrair novas armadoras a escolherem Santos como porto-base.
A construção do terminal, entretanto, depende da licitação do STS-10, novo terminal de contêineres do Porto de Santos, já que a obra da base estrutural será de responsabilidade da futura concessionária.