Cotidiano
Intervenção inclui nova pista, pavimento moderno, drenagem e iluminação em LED, e integra plano de retomada da Autoridade Portuária de Santos
Segundo a APS, a intervenção faz parte de um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 12,5 bilhões / Divulgação/APS
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A Autoridade Portuária de Santos (APS) dará início, na segunda-feira (20), a uma nova obra de infraestrutura na Avenida Augusto Barata — via perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa.
Avaliado em R$ 27,45 milhões, o projeto busca aumentar a fluidez do tráfego e modernizar o principal acesso ao maior porto da América Latina.
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Segundo a APS, a intervenção faz parte de um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 12,5 bilhões, dentro do plano de retomada e expansão do Porto de Santos.
“Esta obra, no começo da perimetral, faz parte dos investimentos que marcam a retomada do porto. É um dos ‘nós desatados’ nesta gestão, uma obra que estava parada há três anos e que agora vai devolver fluidez ao tráfego”, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.
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A primeira fase, com conclusão prevista até o fim de novembro, será voltada à implantação de uma nova pista para desvio de tráfego, garantindo que não haja interferência na circulação local.
As obras se concentram no final do viaduto Paulo Benevides, próximo à rodovia Anchieta e ao acesso ao distrito industrial da Alemoa, seguindo até a Rua Augusto Scarabotto e o início da Avenida Engenheiro Augusto Barata.
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Entre as melhorias previstas estão a substituição do pavimento, adequação das faixas de rolamento, instalação de iluminação em LED e nova sinalização viária.
O projeto também inclui a construção de um canal de drenagem de alta capacidade, substituindo a vala atual e reduzindo os alagamentos frequentes na região — um dos principais gargalos para caminhões e trabalhadores portuários.
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A execução ficará a cargo do Consórcio FMENG-Alemoa, formado pelas empresas Meng Engenharia e FFL Sinalização, vencedoras da licitação realizada no primeiro trimestre deste ano.
O cronograma total da obra prevê quatro fases, com conclusão até dezembro de 2026. A intervenção integra um conjunto maior de melhorias logísticas, que inclui também dois novos viadutos de acesso à entrada do porto e o futuro túnel Santos-Guarujá.
Com essas obras, a APS espera garantir um sistema viário mais consistente e preparado para o crescimento projetado do Porto de Santos nos próximos anos, reforçando sua posição estratégica para o comércio exterior brasileiro.
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