Cotidiano

Porto de Santos inaugura nova passarela sobre a ferrovia e amplia acesso de pedestres

A travessia liga a Avenida Sérgio da Costa Matte à Ulrico Mursa, beneficiando trabalhadores portuários e usuários de catraias

Giovanna Camiotto

Publicado em 17/12/2025 às 01:31

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Porto de Santos ganhou mais uma passarela de pedestres sobre a linha férrea / Divulgação/APS

Continua depois da publicidade

O Porto de Santos ganhou nesta terça-feira (16) mais uma passarela de pedestres sobre a linha férrea, ampliando a segurança e a mobilidade na região portuária. A nova travessia conecta a Avenida Engenheiro Sérgio da Costa Matte, via perimetral da margem direita do porto, à Avenida Ulrico Mursa, no bairro Paquetá, em Santos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A obra foi entregue pela Autoridade Portuária de Santos (APS) em parceria com a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS). De acordo com a APS, cerca de 15 mil pessoas devem utilizar diariamente a estrutura, entre trabalhadores dos terminais e usuários do transporte aquaviário.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Museu do Porto de Santos lança programação especial de férias com arte e passeios

• Novo terminal gigante em Santos já tem data para leilão e promete revolução no Porto

• Porto de Santos bate recorde e cresce 11,6% na movimentação de contêineres

Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a entrega reforça a integração entre o porto e a cidade. “Estamos encerrando o ano com uma obra que simboliza o respeito à relação Porto-cidade e contribui diretamente para a operação portuária”, afirmou.

A passarela atende principalmente funcionários dos terminais localizados na região, considerada o maior cais de exportação de açúcar do mundo. Também beneficia usuários das catraias que realizam a travessia entre Santos e Guarujá, especialmente em períodos em que o embarque pela bacia do Mercado não é possível, seja por maré alta ou por intervenções no Rio dos Soldados.

Continua depois da publicidade

Construída pela AG-FIPS, a passarela do Canal do Mercado recebeu investimento de aproximadamente R$ 17 milhões. O trajeto aéreo tem cerca de 300 metros de extensão para a transposição das vias férreas.

Esta é a quinta passarela sobre a linha férrea entregue nos últimos três anos no Porto de Santos e a terceira no âmbito da cessão da Ferrovia Interna do Porto. Entre as estruturas recentes estão o boulevard aéreo de acesso ao Parque Valongo, a passarela Engenheiro Colla e a travessia no acesso ao terminal de cruzeiros, inaugurada em outubro.

Desde 2023, a APS vem ampliando esse tipo de infraestrutura. Naquele ano, foi inaugurada a passarela Alfândega-Cais, ligando o Centro Histórico ao Parque Valongo, além da estrutura na Avenida Mário Covas Júnior, próxima aos terminais de embarque de celulose, entregue no ano passado.

Continua depois da publicidade

Confira as imagens da nova travessia sobre a linha férrea do Porto de Santos

Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
Divulgação/APS
TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software