O Porto de Santos ganhou mais uma passarela de pedestres sobre a linha férrea / Divulgação/APS
Continua depois da publicidade
O Porto de Santos ganhou nesta terça-feira (16) mais uma passarela de pedestres sobre a linha férrea, ampliando a segurança e a mobilidade na região portuária. A nova travessia conecta a Avenida Engenheiro Sérgio da Costa Matte, via perimetral da margem direita do porto, à Avenida Ulrico Mursa, no bairro Paquetá, em Santos.
A obra foi entregue pela Autoridade Portuária de Santos (APS) em parceria com a Associação Gestora da Ferrovia Interna do Porto de Santos (AG-FIPS). De acordo com a APS, cerca de 15 mil pessoas devem utilizar diariamente a estrutura, entre trabalhadores dos terminais e usuários do transporte aquaviário.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a entrega reforça a integração entre o porto e a cidade. “Estamos encerrando o ano com uma obra que simboliza o respeito à relação Porto-cidade e contribui diretamente para a operação portuária”, afirmou.
A passarela atende principalmente funcionários dos terminais localizados na região, considerada o maior cais de exportação de açúcar do mundo. Também beneficia usuários das catraias que realizam a travessia entre Santos e Guarujá, especialmente em períodos em que o embarque pela bacia do Mercado não é possível, seja por maré alta ou por intervenções no Rio dos Soldados.
Continua depois da publicidade
Construída pela AG-FIPS, a passarela do Canal do Mercado recebeu investimento de aproximadamente R$ 17 milhões. O trajeto aéreo tem cerca de 300 metros de extensão para a transposição das vias férreas.
Esta é a quinta passarela sobre a linha férrea entregue nos últimos três anos no Porto de Santos e a terceira no âmbito da cessão da Ferrovia Interna do Porto. Entre as estruturas recentes estão o boulevard aéreo de acesso ao Parque Valongo, a passarela Engenheiro Colla e a travessia no acesso ao terminal de cruzeiros, inaugurada em outubro.
Desde 2023, a APS vem ampliando esse tipo de infraestrutura. Naquele ano, foi inaugurada a passarela Alfândega-Cais, ligando o Centro Histórico ao Parque Valongo, além da estrutura na Avenida Mário Covas Júnior, próxima aos terminais de embarque de celulose, entregue no ano passado.
Continua depois da publicidade