Cotidiano

Porto de Santos está sem ISPS Code

Operações estão por de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre ANTAQ e a Codesp

Carlos Ratton

Publicado em 26/03/2019 às 06:59

Compartilhe:

A Conportos supervisiona o TAC entre a Antaq e a Codesp, que tem um ano para se adequar / Rodrigo Montaldi/DL

Uma situação inusitada. O Porto de Santos está com o International Ship and Port Facility Security Code (ISPS Code) -  código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias - suspenso. Ele está operando por conta de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).

Conforme a Assessoria da ANTAQ, o maior porto da América Latina, porta de entrada e saída de boa parte dos produtos produzidos no País e no Mundo, foi autuado e, durante a instrução processual, a penalidade de multa pecuniária foi substituída pela celebração do TAC.

Os termos e prazos estão sob sigilo, segundo a ANTAQ. O inadimplemento das obrigações prevista do TAC resultará em aplicação de multa de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por dia.

Conportos

A Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos) e a Cesportos-SP (entidade semelhante no estado e ligada a primeira) são as intervenientes e tomaram como base um cronograma, aprovado pelas comissões, com diversas ações a serem implementadas. Um dos compromissos do TAC é o envio de relatório trimestrais para que a Conportos e a Antaq avaliem a evoluções das ações.

A Codesp terá um prazo de um ano para corrigir as inconformidades observadas pela Conportos/Cesportos-SP, tais como adequações dos gates, restruturação do sistema de monitoramento, adequação de bases da Guarda Portuária, melhorias no controle de acesso de veículos e pedestres em diversas área do Porto, entre outras medidas.

Ainda segundo a Antaq, o ISPS Code segue o código internacional, passado pela Organização Marítima Internacional (IMO), e estabelece que na ausência de condições para manutenção do Porto, os atos administrativos do Código Internacional de Segurança, como a emissão da Declaração de Proteção, deverão ser solicitadas ao Coordenador da Cesportos-SP que, após verificar se as ações implementadas de segurança pelo terminal/porto, emitirá ou não declaração de proteção.

Codesp

A Codesp informou ontem que o Porto de Santos possui o certificado do ISPS Code por meio da Declaração de Cumprimento, com todo um sistema de controle de acesso e monitoramento de entrada e saída de pessoas e cargas.

Entretanto, devido a algumas observações estruturais feitas pela Conportos em auditoria, a Declaração de Cumprimento está suspensa até nova vistoria do colegiado. Existe previsão legal para a situação de Declaração de Cumprimento suspensa, não havendo qualquer impedimento de operação no porto.

Um ano

A Autoridade Portuária de Santos confirmou à Reportagem que tem o prazo de um ano para se adequar às novas exigências. Diversas medidas já foram tomadas para tanto. De 32 itens que estavam inadequados, sete foram resolvidos. A diretoria estabeleceu como meta interna equacionar o restante até o fim do ano. A suspensão da Declaração de Cumprimento só cessa com a nova vistoria do colegiado, após a constatação das melhorias apontadas pelo termo.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter