Portal de Bertioga começa a se tornar realidade

Obras têm o objetivo de resgatar o sentimento de pertencimento da população e alavancar o turismo

Comentar
Compartilhar
06 SET 2021Por Da Reportagem21h01
Novo Portal da Entrada de BertiogaNovo Portal da Entrada de BertiogaFoto: Renato Inácio/PMB

O Portal de Entrada da Cidade, futuro cartão-postal de Bertioga, começou a ser erguido na Avenida Dezenove de Maio. Após a conclusão fundações (estaqueamento), pilares e vigas, foram instaladas as treliças metálicas que formam a estrutura principal do pórtico.

O processo de montagem das peças metálicas de grandes dimensões envolveu uma sofisticada operação de içagem. A via precisou ser interditada para garantir a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas.

O monumento, que ocupará as duas mãos da avenida, terá 6,1 metros de altura na pista da entrada da Cidade e 5,4 metros de altura no sentido contrário da via. O projeto prevê espelho d'água, pequenos jardins e painéis de ambos os lados da estrutura.

O Portal também abrigará novo receptivo turístico contando a história político-administrativa da cidade, estacionamento e um posto avançado de segurança para as operações da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou Diretoria de Trânsito.

O investimento é de mais de R$ 1,2 milhão com recursos do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista. As obras estão sendo executadas pela Consitec Engenharia e Tecnologia. A previsão de conclusão é em novembro deste ano.

"É um sonho da população bertioguense, há décadas aguardado, que começa a tomar forma. O objetivo é chamar a atenção de quem passa pela rodovia para conhecer Bertioga, atraindo assim mais visitantes, movimentando o comércio e alavancando o turismo", ressaltou o prefeito Caio Matheus.

O Portal faz parte do projeto de revitalização da entrada da cidade. Já foram entregues pela Prefeitura a iluminação da ponte sobre o Rio Itapanhaú e dos Trevos da 19 de Maio, Rio da Praia/Mangue Seco e Jardim Raphael, além dos letreiros 'Bertioga' e novo paisagismo do canteiro central da Rodovia Rio-Santos.