Essa técnica é usada há anos, mas foi se fortificando conforme os anos passaram / Google Gemini/Imagem Gerada por IA
Continua depois da publicidade
Existem alguns peixes cujos valores costumam ser elevados por diversos motivos, que vão da logística até chegar ao comércio, passando pela época do ano e seu volume de vendas. Só que, entre eles, muitos se perguntam: "por que o bacalhau costuma ser caro?"
Só que seu preparo costuma não ser apenas como o de um peixe simples, mas o resultado de um processo específico sobre a carne do animal.
Continua depois da publicidade
Leia também: Bacalhau brasileiro: conheça o peixe barato que é alternativa para o Natal
O "verdadeiro" bacalhau é feito a partir do Gadus morhua, pescado em águas frias do Atlântico Norte, principalmente na Noruega e no Canadá. Ao ser pescado, o peixe passa por um método de salga e secagem bastante rigoroso.
Continua depois da publicidade
Esse processo é realizado para que o alimento consiga se manter conservado durante longas viagens. Como esse processo foi criado na Idade Média, conforme o tempo foi avançando, o procedimento passou a ser realizado em diferentes tipos de peixes.
Logo, o valor final aplicado nos mercados é agregado também à qualidade do salgamento, ao tempo de cura e às condições de secagem.
Quanto mais lento e controlado for esse procedimento, mais firme e intenso fica o sabor da carne, cujas características são altamente valorizadas na gastronomia.
Continua depois da publicidade
Leia também: Peixes considerados saudáveis podem esconder riscos silenciosos à saúde.
No caso do Brasil, não apenas esse motivo é agregado ao valor do bacalhau, mas também fatores como importação, impostos e variações cambiais pesam no custo final.
Em terras brasileiras, o preço do bacalhau pode variar de acordo com o estabelecimento e a localização. O valor médio de 1 kg varia de R$ 65,00 até R$ 120,00.
Continua depois da publicidade