População recebe 15 novos ônibus adaptados e sustentáveis nesta terça-feira (31)

Com esta entrega, a Cidade passa a contar com 98% da frota adaptada

Comentar
Compartilhar
30 MAR 201512h22

Para garantir o conforto e segurança da população, melhorando a qualidade do transporte público do Município, a Prefeitura de Guarujá e a empresa de transporte coletivo da Cidade, a Translitoral, entregam 15 novos ônibus adaptados e sustentáveis nesta terça-feira (31), às 10 horas. A solenidade de entrega acontece no pátio do Paço Municipal Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640 – Santo Antônio). A frota operacional conta com 153 veículos, dos quais 109 foram renovados nos últimos cinco anos.

A renovação da frota permitiu que, atualmente, 98% da frota seja adaptada, o que é uma exigência da prefeita Maria Antonieta de Brito. Em 2008, apenas 45% dos coletivos contavam com acessibilidade. O percentual passou a aumentar a partir de 2009, quando subiu para 54%, chegando a 76% em 2010. Dessa forma, progressivamente, a frota adaptada foi sendo ampliada progressivamente: 82% em 2011; 86% em 2012; 89% em 2013; 89% em 2014 e atingindo a 98% neste ano.

Dos 15 novos circulares, serão 12 ônibus urbanos e três microônibus. Os novos ônibus irão operar nas linhas 03 – Ferry Boat / Vicente de Carvalho; 17 – Vicente de Carvalho/ Centro, Enseada/ Perequê (Via Oswaldo Cruz); 61 – Ferry Boat/ Centro/ Astúrias/ Tombo/ Guaiúba/ Ferry Boat; 62 – Ferry Boat/ Guaiúba/ Tombo/ Astúrias/ Centro/ Ferry Boat; 55 - Vicente de Carvalho/ Centro/ Enseada/ Perequê.

Todos possuem box com cintos de segurança para cadeira de rodas e seu ocupante, assentos preferenciais para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos e pessoas com deficiência visual, além do espaço apropriado para acompanhamento de cão-guia.

A acessibilidade da frota é complementada nos terminais do Ferry Boat e Vicente de Carvalho, que possuem rampas para facilitar o acesso às bilheterias, sanitários, telefone público e plataformas de embarque e desembarque.

Sustentabilidade – Os circulares possuem o chamado motor ecológico que, por ser eletrônico, reduz em até 80% a emissão de poluentes em relação ao motor diesel convencional.

Transporte público recebe uma série de conquistas desde 2009

Desde 2009, quando a prefeita Antonieta assumiu a gestão, a política de transporte público recebeu uma série de avanços, como a gratuidade aos 60 anos, a isenção de pagamento da tarifa no Dia de Santo Amaro – Padroeiro de Guarujá (15 de janeiro), tarifa social no último domingo de cada mês e no aniversário da Cidade (30 de junho), que atualmente custa R$ 2,40; gratuidade da passagem para pessoas com deficiência (e seus acompanhantes), ampliação da frota adaptada em 53% e implantação de wi-fi nos ônibus.

Gratuidade aos 60 anos completa quinto aniversário

Garantir aos idosos, a partir de 60 anos, a possibilidade de andar de ônibus sem precisar pagar a passagem, assegurando seus direitos, foi uma medida pioneira adotada por Guarujá há cinco anos. No início de 2010, a prefeita Antonieta instituiu a medida por meio do Decreto nº 8.840/2010. A ação atende ao Estatuto Nacional do Idoso. A Cidade foi a primeira da Baixada Santista a aplicar a isenção da tarifa de ônibus para idosos, reduzindo a obrigatoriedade de pagamento de 65 para 60 anos.