População do Rabo do Dragão, em Guarujá, continua sofrendo com falta de ônibus

Viagem em dias úteis só vão até meia-noite; sábados, domingos e feriados a circulação vai até às 23 horas

Comentar
Compartilhar
10 ABR 2019Por Carlos Ratton07h00
Famílias inteiras e trabalhadores estão sofrendo sem condução; vereador quer respostas da CityFamílias inteiras e trabalhadores estão sofrendo sem condução; vereador quer respostas da CityFoto: Divulgação

O vereador Juninho Eroso (PP), que preside Comissão Parlamentar de Transporte Público de Guarujá, está cobrando o diretor da City Transporte Urbano Intermodal, Marcelo Pepe, o atendimento à reivindicação do secretário-geral da Associação dos Moradores e Amigos da Cachoeira, Sidnei Bibiano Silva dos Santos, que é ampliar os horários dos ônibus que servem a Região do Rabo do Dragão, moradia de dezenas de famílias caiçaras.

Segundo Bibiano, antes da nova empresa assumir o transporte, no início deste ano, a última viagem para a região era 0h40 e ainda existia uma viagem noturna, às três horas da madrugada. "Hoje, só piorou. A viagem em dias úteis (segunda à sexta-feira) só vai até meia-noite, com saída do Perequê. Sábados, domingos e feriados só tem ônibus até às 23 horas, prejudicando ainda mais a mobilidade urbana", relatou ontem o secretário, que já encaminhou a questão por escrito à Câmara.

A Comissão, que já realizou uma recente audiência com a empresa, tem como principal objetivo assegurar o cumprimento de metas contratuais e levantar as queixas mais recorrentes, bem como identificar eventuais falhas ou descumprimentos.

O secretário quer o restabelecimento os horários e linhas naquela área do Município. As linhas são 55, 05 e 7. O documento também pede ampliação do trajeto das linhas do Perequê até à travessia das balsas entre Guarujá e Bertioga. A linha 55 saia de Vicente de Carvalho, passava pelo Terminal do Ferry Boat, seguia pelo Centro, depois Perequê e chegava na travessia Guarujá-Bertioga, com ônibus até às três horas da madrugada. O mesmo, com pequena diferença de percurso, fazia linha 5. Já a linha 7 saia do Ferry Boat, também com destino final a travessia Guarujá-Bertioga. O tempo de espera era de 25 minutos.

Desde que a nova empresa assumiu o transporte no Município, dezenas de moradores do Rabo do Dragão, região que fica entre o Perequê e a balsa que faz a travessia para Bertioga, estão com o transporte deficitário.

City

A City Transporte Urbano já se manifestou informando que está ajustando a programação horária das linhas que atendem o Município Sobre o atendimento aos bairros de todas as regiões do Município, especialmente as mais distantes do Centro, como Perequê e Santa Cruz dos Navegantes, a empresa afirma seguir todas as ordens de serviço que a Prefeitura repassa, mas que ainda há possibilidade de estudo de novas rotas, junto à Diretoria Municipal de Trânsito.

Comissão

Na audiência, Pepe garantiu aos vereadores que, a partir dos próximos meses, investirá R$ 127 milhões em obras de corredores, pontos de ônibus e terminais da Cidade e que já houve uma redução significativa na demora nos embarques.

A City fixou para julho a entrega de frota 100% equipada com ar condicionado e wi-fi, Pepe garantiu a entrega de 125 ônibus nessas condições, embora atualmente a frota circulante atinja 140 ônibus.

Sobre as gratuidades para pessoas com necessidades especiais, idosos e estudantes, Pepe enfatizou que, embora o sistema de recarga esteja em funcionamento, eles podem utilizar documento com foto para garantirem suas viagens.