Ponto de ônibus explode e levanta questões sobre segurança em Santos; vídeo

A explosão foi causada pela remoção irregular dos botões de fixação dos vidros dos abrigos

O incidente levantou sérias questões sobre a segurança desses novos abrigos

O incidente levantou sérias questões sobre a segurança desses novos abrigos | Divulgação/PMS

Um dos novos pontos de ônibus de Santos explodiu, no último dia 18 de janeiro, colocando em risco a vida de passageiros que estavam no local. A explosão foi causada pela remoção irregular dos botões de fixação dos vidros dos abrigos, o que comprometeu a estrutura e causou o acidente. O incidente levantou sérias questões sobre a segurança desses novos abrigos.

Continua após a publicidade

A situação gerou grande preocupação, pois as obras públicas, que deveriam trazer mais conforto e segurança, agora levantam dúvidas sobre a qualidade e a fiscalização dos serviços prestados.

Moradores se sentem inseguros ao utilizar os novos pontos de ônibus, que deveriam oferecer proteção e conforto, mas acabam colocando em risco a integridade dos usuários.

Continua após a publicidade

Apesar de a CET-Santos ter notificado a Viação Piracicabana e a empresa responsável pela instalação dos abrigos, a resposta não foi suficiente para evitar o problema. A vistoria subsequente revelou que a remoção indevida de peças estava ocorrendo também em outros pontos da cidade.

Como medida corretiva, os botões de fixação foram substituídos e aplicou-se um produto para travar os parafusos, mas essas ações parecem paliativas, já que a causa estrutural do problema não foi completamente resolvida.

Continua após a publicidade

A cidade merece um planejamento mais cuidadoso e uma fiscalização mais rigorosa para evitar que novos incidentes coloquem em risco a vida dos cidadãos que dependem do transporte público.