Governo SP

Ponte Pênsil é tema de fórum no Dia do Engenheiro e Arquiteto

Caminhos para um desenvolvimento sustentável são alvo de discussão na Câmara de São Vicente.

Comentar
Compartilhar
03 DEZ 201211h24

A Ponte Pênsil, que completará 100 anos em 2014, será alvo de discussão no Fórum de Debates: Ponte Pênsil – Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável, no dia 11 de dezembro, das 13 às 18 horas, no Plenário Oswaldo Marques, da Câmara Municipal (Rua Jacob Emmerich, 1.195 - Parque Bitaru). 

Serão avaliados projetos sobre a reforma e manutenção na estrutura da ponte, que devem ocorrer nos próximos dois anos, bem como projetos alternativos para a travessia de embarcações de lazer e transporte hidroviário na Bacia do Mar Pequeno.
 
Promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Vicente (AEASV), com apoio da Prefeitura de São Vicente, o evento faz parte das comemorações dos 15 anos de sua fundação e do Dia Nacional do Engenheiro e Arquiteto. 
 
O Fórum discutirá, entre outras propostas, a elevação da ponte, uma forma de viabilizar a passagem de embarcações comerciais, além da prática de esportes. Outra ideia seria abrir um canal alternativo de acesso à Bacia do Mar Pequeno, possibilitando o desenvolvimento da região, porém mantendo as características da ponte. 
 
O presidente da entidade, engenheiro Nízio José Cabral, explica que a intenção é que aqueles que tenham sugestões para melhorar a utilização da ponte possam apresentar projetos durante o evento. 
 
Ele afirma que estão confirmadas as presenças de representantes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão do Governo do Estado responsável pela exploração do equipamento. “É um ponto de partida para uma discussão importante, respeitando-se o patrimônio histórico e cultural. Serão realizados outros fóruns deste tipo em 2013”.        
 
Segundo o engenheiro Araken Ferreira de Souza, diretor técnico- cultural-adjunto da AEASV, o debate é relevante não só por questões de desenvolvimento ou lazer, mas também devido a operações do pré-sal e transporte hidroviário. “Estas propostas poderão incentivar o crescimento sustentável, bem como o nível de empregos na Cidade”, diz ele.
 
Além de profissionais que fazem parte da Associação, outros pertencentes às áreas de Arquitetura e Engenharia, interessados e a comunidade em geral, também estão convidados a participar da iniciativa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3469-8703 e pelos e-mails da AEASV: [email protected] e [email protected]

A Ponte Pênsil completará 100 anos em 2014 (Foto: Divulgação)

Colunas

Contraponto