X

Cotidiano

Ponte Pênsil completa 105 anos na próxima terça-feira

Marco histórico da Cidade foi inaugurado em 21 de maio de 1914

Da Reportagem

Publicado em 22/05/2019 às 18:27

Atualizado em 22/05/2019 às 18:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São 105 anos de um dos patrimônios mais importantes da Baixada Santista / Nair Bueno/DL

Marco de uma história e um dos mais belos símbolos de São Vicente, a Ponte Pênsil completa, nesta terça-feira (21), 105 anos de muitas travessias. Uma data importante para o calendário da Cidade, que, no dia 21 de maio de 1914, uniu a Ilha ao Continente, inaugurando uma nova etapa para o desenvolvimento vicentino.

São 105 anos de um dos patrimônios mais importantes da Baixada Santista e que no dia de sua inauguração contou com a presença de Washington Luís Pereira de Souza, então prefeito de São Paulo. A Ponte Pênsil começou a ser construída em 1912 e faz parte das obras realizadas na região pelo engenheiro Saturnino de Brito.

A presença do engenheiro sanitarista carioca, inclusive, foi fundamental na região, que vivia uma série de epidemias à época, sobretudo de malária. Com um projeto inovador e reconhecido mundialmente, Saturnino de Brito projetou uma série de obras, que incluíam os canais de Santos e a Ponte Pênsil, construída para garantir o escoamento sanitário da Ilha de São Vicente.

Por isso, a importância da Ponte Pênsil não se resume apenas ao fator de integração da região, mas, principalmente, de salvar vidas.

Em 1910, Saturnino já havia elaborado a planta de urbanização de Santos, que incluía um plano complexo, de esgotos através de estações elevatórias, cujo despejo inicial seria numa estação terminal, onde hoje é o bairro do José Menino.

Havia, no entanto, a necessidade de se levar o esgoto mais adiante na ilha de São Vicente. Saturnino de Brito optou por levar o esgoto até a ponta do Morro de Itaipú, no atual município de Praia Grande. Isso exigia a construção de uma ponte sobre o Mar Pequeno. Esta teria de ser capaz de suportar pesada tubulação. Diante dessa necessidade surgiu uma das maiores obras de engenharia brasileira, a Ponte Pênsil. 

Após minuciosos estudos e aval do presidente de São Paulo, Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, o material para a construção foi encomendado à Casa Augusto Klônne Dortoneud, na Alemanha. Em 17 de fevereiro de 1911 foi assinado o contrato com a firma Trajano de Medeiros, do Rio de Janeiro, para execução da obra.

A Ponte Pênsil, inaugurada em 21 de maio de 1914, criou uma nova realidade para o Litoral Sul, tornando-se responsável pela expansão urbanística da região. Tombada pelo Condephaat em 30 de abril de 1982, a Ponte Pênsil, com 180 metros sobre o Mar Pequeno e torres de 23 metros de altura (8 metros enterrados no mar), sustenta a tubulação de aço (escoamento de esgoto) que salvou a região das epidemias.

Com o tempo, a obra ganhou ainda mais notoriedade por sua missão de ligar a Ilha de São Vicente ao Continente, transformando-se em Cartão postal da Célula Máter e do Brasil

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter