X

Cotidiano

Ponta da Praia terá mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Como a Ponta da Praia tem muitos imóveis, a ação é dividida em dois dias – sendo a segunda parte do mutirão prevista para 22 de julho

Da Reportagem

Publicado em 14/07/2020 às 22:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nesta quarta (15), das 9h às 17h, 63 agentes de combate a endemias farão vistorias em imóveis e estabelecimentos comerciais / Divulgação/PMS

O bairro Ponta da Praia passará por duas semanas intensas de vistorias e ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Nesta quarta-feira (15), será realizada a primeira parte do mutirão no bairro.

Como a Ponta da Praia tem muitos imóveis, a ação é dividida em dois dias – sendo a segunda parte do mutirão prevista para 22 de julho. Já na segunda-feira (20), imóveis localizados em algumas quadras do bairro passarão por aplicação de inseticida (mais detalhes abaixo). Em 2020, a Ponta da Praia registrou quatro casos de dengue e dois de chikungunya.

Mutirão

Nesta quarta (15), das 9h às 17h, 63 agentes de combate a endemias farão vistorias em imóveis e estabelecimentos comerciais para orientar e, eventualmente, eliminar situações que favoreçam o acúmulo de água, que permitem a reprodução do mosquito, já que a fêmea deposita os ovos em água parada.

Os profissionais da Secretaria de Saúde partirão do Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças e percorrerão os imóveis localizados no entorno deste equipamento até o limite com as avenidas Afonso Pena, Coronel Joaquim Montenegro, Mário Covas e Rua Egídio Martins.

Também serão percorridos os imóveis localizados no lado ímpar da Avenida General San Martin e na avenida da orla (da General San Martin até a avenida portuária). No dia 22, será a vez do restante do bairro.

Este será o oitavo mutirão realizado em Santos neste ano. Nas ações anteriores, 418 focos com larvas já foram eliminados.

Para a segurança de todos em momento de circulação do novo coronavírus, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos condomínios.  Além disso, os profissionais usam máscara, luvas e álcool em gel 70%. Os agentes estão identificados com uniforme (colete verde) e crachá.

Os pedestres receberão material informativo sobre as doenças transmitidas pelo inseto – tarefa a cargo da equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC).
 
Nebulização

Na próxima segunda-feira (20), alguns imóveis da Ponta da Praia passarão por aplicação de inseticida. São locais que estão no entorno da residência de dois moradores da mesma família que contraíram chikungunya.

Pela primeira vez, será utilizado o inseticida Cielo, fornecido pelo Ministério da Saúde em substituição ao Malathion, para uma melhor eficácia da ação, que será supervisionada ainda por técnicos da Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen).

Partindo da Praça Engenheiro José Rebouças, o inseticida será aplicado nos imóveis localizados nas três quadras mais próximas, compreendendo a Avenida Fernando Costa, Rua Vereador Henrique Soler, Rua Amélia de Leuchtemberg, Rua André Rebouças, Rua Venâncio José Lisboa e Rua Maria Máximo.

O inseticida é aplicado em determinados locais da residência, em especial áreas abertas como quintais, frente e corredores.

No momento da nebulização, todas as pessoas devem sair do local, ao qual só devem retornar meia hora depois de terminada a aplicação do inseticida. Roupas devem ser tiradas do varal previamente. Alimentos, bebedouros e comedouros de animais devem ser guardados. Animais de estimação também não devem ser expostos à pulverização. Portas e janelas devem permanecer abertas.

Vale lembrar que a aplicação de inseticida é uma estratégia adotada a partir de protocolos, não havendo qualquer indicação para uso indiscriminado.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter