Ponta da Praia abriga neste domingo tradicional Procissão de Iemanjá

Neste domingo (2), a orla da Ponta da Praia, nas imediações do Aquário (praça Luiz La Scala), será palco da Procissão de Iemanjá 2014.

Comentar
Compartilhar
30 JAN 201412h51

Neste domingo (2), a orla da Ponta da Praia, nas imediações do Aquário (praça Luiz La Scala), será palco da Procissão de Iemanjá 2014. O evento, que congrega seguidores do candomblé e da umbanda, começa às 14h, com apresentações culturais afro-brasileiras, que reúnem o Maracatu Quiloa e a capoeira do Centro Cultural Escola de Bambas (Contramestre Jimmy).

A chegada da imagem de Iemanjá está prevista para as 15h, juntamente com os balaios, nos quais as pessoas poderão depositar suas oferendas. Por volta das 16h tem início a procissão terrestre, que segue pela av. Bartolomeu de Gusmão com destino à Ponte Edgar Perdigão (Práticos), local onde as oferendas serão encaminhadas ao mar.

Conhecida popularmente como Rainha do Mar, Iemanjá é uma das divindades mais cultuadas do Brasil. É homenageada por inúmeros artistas plásticos, músicos e escritores, como Dorival Caymmi, Jorge Amado e Carybé, entre outros.

Evento que congrega seguidores do candomblé e da umbanda começa às 14h com apresentações culturais afro-brasileiras

Em sua 13ª edição, a festa conta com organização do babalorixá Marcelo Fomo de Logunede, da casa de candomblé ‘Ilê Asé Sobo Oba Àryrá’. O apoio é da prefeitura, por meio da Secult (Secretaria de Cultura) e da Secid (Secretaria de Defesa da Cidadania).

Foto: Tadeu Nascimento