Cotidiano

Polo comercial brilha em 'momento de ouro' e 1ª cidade do Brasil vira paraíso do emprego

O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, atribuiu os feitos balanço às melhorias estruturais pelas quais São Vicente vem passando

Igor de Paiva

Publicado em 15/01/2026 às 11:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Com o desempenho positivo, São Vicente se consolida como um verdadeiro paraíso para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho / Divulgação

Continua depois da publicidade

São Vicente entrou na lista das 25 cidades do Estado de São Paulo com maior número de contratações em novembro de 2025, período que antecede a temporada mais aquecida do ano para a economia.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nesse recorte, a Primeira Cidade do Brasil ocupou a 21ª posição no ranking estadual, com mais de 320 admissões, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento considera um universo de 645 municípios paulistas.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Pacote Office: São Vicente abre curso que ensina requisitos básicos de qualquer emprego

• Cidade favorita dos bilionários no Brasil surpreende com segurança, educação e vagas de emprego

• IBGE abre processo seletivo com quase 10 mil vagas de emprego

Com o desempenho positivo, São Vicente se consolida como um verdadeiro paraíso para quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Aproveite veja também: Pacote Office, São Vicente abre curso que ensina requisitos básicos de qualquer emprego

A conquista reflete a força e a diversidade do comércio vicentino, especialmente na região central da cidade, que concentra uma gama de estabelecimentos variados, como lojas de eletrodomésticos, vestuário, calçados, brinquedos e serviços.

Continua depois da publicidade

Durante o período de maior fluxo de consumidores — da Black Friday até o Réveillon —, a Prefeitura promove o fechamento do Boulevard Martim Afonso para veículos, transformando o espaço em um grande centro comercial a céu aberto, garantindo conforto e segurança para comerciantes e consumidores.

O secretário de Comércio, Indústria e Negócios Portuários, Fernando Paulino, atribuiu os feitos balanço às melhorias estruturais pelas quais São Vicente vem passando:

"O eixo Centro-Praia é maior polo gerador de empregos da Cidade. Por meio do programa São Vicente de Cara Nova, temos investido na revitalização urbana com novas calçadas, paisagismo, coberturas, iluminação e pontos turísticos. Isso, somado a legislações mais modernas, trouxe de volta a confiança do empresariado. O centro comercial da Cidade está se reerguendo com força e isso movimenta toda a economia, o que contribui consideravelmente para o aumento das contratações".

Desenvolvimento

Nos últimos anos, São Vicente tem recebido investimentos estratégicos voltados ao desenvolvimento urbano e econômico, por meio do programa São Vicente de Cara Nova, que vem revitalizando espaços públicos do eixo Centro–Praia.

Continua depois da publicidade

A iniciativa busca integrar comércio, turismo, cultura e lazer, tornando a Cidade mais atrativa para moradores, comerciantes e visitantes.

Entre os principais investimentos, está a reurbanização da Rua Martim Afonso, transformada em um boulevard com acessibilidade, conforto e mobilidade, além da instalação de uma nova cobertura ao longo de toda a via.

No segundo semestre de 2025, teve início a segunda fase da reurbanização do Centro, com a reforma das calçadas no entorno da Praça Barão, contemplando as ruas XV de Novembro, João Ramalho, Frei Gaspar, Jacob Emmerich e José Bonifácio.

Continua depois da publicidade

Ainda neste ano, a Praça Barão do Rio Branco também passará por revitalização, com novo paisagismo e melhorias de acessibilidade, ampliando a qualidade do espaço urbano e fortalecendo o ambiente comercial da região.

“Esse resultado é consequência de um investimento estratégico na região que concentra o maior fluxo de pessoas e a geração de empregos. Quando você caminha pelo Centro, percebe que tudo se conecta: atrativos turísticos como os píeres do Pelé e dos Apaixonados, espaços de lazer para as crianças, áreas de convivência na Orla do Gonzaguinha e um comércio aquecido, com conforto e opções variadas para quem compra e para quem empreende”, destaca o prefeito Kayo Amado.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software