X

Cotidiano

Policlínicas fazem dia D do Outubro Rosa no sábado

Para o pedido de mamografia, não será necessário passar por consulta médica

Da Reportagem

Publicado em 19/10/2018 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Neste sábado (20), 14 policlínicas estarão abertas para o atendimento de mulheres / Divulgação/PMS

Neste sábado (20), das 9h às 16h, 14 policlínicas estarão abertas, excepcionalmente, para o atendimento de mulheres em função da Campanha Outubro Rosa. Além do exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), serão coletadas amostras para baciloscopia (exame para detecção de tuberculose) e pedido de mamografia. É necessário apresentar RG e cartão SUS.

Para o pedido de mamografia, não será necessário passar por consulta médica. A paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame. A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é o de maior incidência da doença em Santos, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.

As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia sem a necessidade de consulta médica passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca fizeram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar.

Para a realização do Papanicolau é necessário preparo. A mulher deve evitar, três dias antes, relações sexuais, piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais. Estes produtos e situações podem retirar ou esconder as células anormais.

Confira as unidades abertas

Morro do São Bento (Rua das Pedras s/nº)

Valongo (R. Professora Maria Neusa Cunha s/nº)

Morro do José Menino (Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 77 A)

Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº)

Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)

São Jorge/Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351)

Piratininga (Praça João Mendes de Morais, s/nº)

Areia Branca (Rua João Fraccaroli s/nº)

Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728)

Campo Grande (R. Carvalho de Mendonça, 607)

Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)

Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Negou

Ex-prefeito Bili garante que não houve dolo e que vai recorrer de decisão

O juiz Leonardo de Mello Gonçalves, da Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), condenou o ex-prefeito Luis Cláudio Bili Lins da Silva por improbidade administrativa e dano ao erário

Itanhaém

Vamos ajudar? Banco de leite materno de Itanhaém precisa de doações

O alimento pode ser compartilhado para ajudar a salvar a vida de diversos bebês na UTI Neonatal

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter