Policlínicas fazem dia D do Outubro Rosa no sábado

Para o pedido de mamografia, não será necessário passar por consulta médica

Comentar
Compartilhar
19 OUT 2018Por Da Reportagem16h01
Neste sábado (20), 14 policlínicas estarão abertas para o atendimento de mulheresNeste sábado (20), 14 policlínicas estarão abertas para o atendimento de mulheresFoto: Divulgação/PMS

Neste sábado (20), das 9h às 16h, 14 policlínicas estarão abertas, excepcionalmente, para o atendimento de mulheres em função da Campanha Outubro Rosa. Além do exame preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), serão coletadas amostras para baciloscopia (exame para detecção de tuberculose) e pedido de mamografia. É necessário apresentar RG e cartão SUS.

Para o pedido de mamografia, não será necessário passar por consulta médica. A paciente com idade entre 50 e 69 anos terá a solicitação feita pela equipe de enfermagem, que também será responsável pelo agendamento do exame. A faixa etária em que o oferecimento da mamografia será intensificado é o de maior incidência da doença em Santos, além de ser definida como prioritária pelo Ministério da Saúde para programas organizados de rastreamento populacional para o exame de mamografia.

As mulheres com mais de 40 anos que tenham interesse em solicitar a mamografia sem a necessidade de consulta médica passarão por triagem, sendo priorizadas as que nunca fizeram o exame, que estejam com suspeita da doença e as que têm histórico familiar.

Para a realização do Papanicolau é necessário preparo. A mulher deve evitar, três dias antes, relações sexuais, piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais. Estes produtos e situações podem retirar ou esconder as células anormais.

Confira as unidades abertas

Morro do São Bento (Rua das Pedras s/nº)

Valongo (R. Professora Maria Neusa Cunha s/nº)

Morro do José Menino (Rua Dr. Carlos Alberto Curado, 77 A)

Rádio Clube (Av. Hugo Maia, s/nº)

Castelo (Rua Francisco de Barros Melo, 184)

São Jorge/Caneleira (Rua Francisco Ferreira Canto, 351)

Piratininga (Praça João Mendes de Morais, s/nº)

Areia Branca (Rua João Fraccaroli s/nº)

Embaré (Praça Coronel Fernando Prestes s/nº)

Aparecida (Av. Pedro Lessa, 1728)

Campo Grande (R. Carvalho de Mendonça, 607)

Caruara (Rua Andrade Soares s/nº)

Vila Nova (Praça Iguatemi Martins s/nº)

Vila Mathias (Rua Xavier Pinheiro, 284).