X

Cotidiano

Policlínica da Ponta da Praia ganha sala da Escola de Mães e inscreve gestantes

Uma sala do projeto que prepara grávidas e seus familiares foi instalada na unidade e as interessadas em integrar a primeira turma devem se inscrever de segunda a sexta, das 9h às 17h

Da Reportagem

Publicado em 19/07/2018 às 18:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Gestantes acompanhadas pela Policlínica da Ponta da Praia podem participar da Escola de Mães / Divulgação/PMS

Gestantes acompanhadas pela Policlínica da Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/n°) podem participar da Escola de Mães. Uma sala do projeto que prepara grávidas e seus familiares foi instalada na unidade e as interessadas em integrar a primeira turma devem se inscrever de segunda a sexta, das 9h às 17h, apresentando documento de identificação com foto, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência.

Os encontros ocorrerão às terças-feiras à tarde, sendo o primeiro no dia 7 de agosto, às 14h, que abordará os temas sexualidade na gestação e sífilis e outras doenças; no dia 28, as participantes vão receber informações sobre aleitamento materno e vacinas; no dia 18 de setembro, sobre fisioterapia no trabalho de parto. A atividade será coordenada por profissionais de saúde da policlínica com apoio de residentes multiprofissionais da Unifesp das áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

De acordo com a chefe da Policlínica da Ponta da Praia, Suellen Martins da Silva, atualmente cerca de 35 gestantes são acompanhadas na unidade. "Todas elas estão sendo convidadas a participar da Escola de Mães no ato de vacinação, abertura e consultas de pré-natal", explica.

Redução da Mortalidade

A Escola de Mães foi implementada em janeiro de 2016 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dentro do programa Mãe Santista. Conta com apoio da organização Comunitas e parceria técnica da Agência Tellus. Ele ajuda a preparar as mulheres, parceiros e famílias para as transformações de uma gestação e integra as ações do Município em prol da redução da mortalidade materna e infantil.

Nos grupos de orientação são abordados temas desde a maternidade, sexualidade, bem-estar, até trabalho, educação e lazer, com a metodologia da vivência prática com auxílio de bonecas e bolsas que simulam barriga de grávida, entre outros itens lúdicos e didáticos.

Caruara e Santa Maria – a sala da Escola de Mães da Policlínica Ponta da Praia é fruto de parceria entre a Prefeitura e a empresa VLI, convênio que também permitiu a inauguração das mesmas salas nas policlínicas do Morro Santa Maria e do Caruara.

Ampliação

A Escola de Mães também é desenvolvida atualmente no Instituto da Mulher e Gestante e nas policlínicas da Vila Nova e Vila Mathias e será ampliada gradativamente para todas as unidades da rede básica. Em 2017, a Escola de Mães foi a vencedora da Escolha da Comunidade (votação pela internet) e recebeu menção honrosa na categoria Impacto pelo Social na premiação Core 77, promovida desde 2011 por entidade internacional do campo do design de serviços e impacto social.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Artigo

Comissão do Senado aprova lei para proteger crianças em ambientes digitais

Monitorar as atividades de crianças e adolescentes é fundamental para a segurança delas

Nacional

Morre aos 80 anos, ícone do automobilismo brasileiro, Wilsinho Fittipaldi

Wilsinho teve uma parada cardíaca no dia 25 de dezembro e estava internado em São Paulo desde então

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter