Policlínica da Ponta da Praia ganha sala da Escola de Mães e inscreve gestantes

Uma sala do projeto que prepara grávidas e seus familiares foi instalada na unidade e as interessadas em integrar a primeira turma devem se inscrever de segunda a sexta, das 9h às 17h

Comentar
Compartilhar
19 JUL 2018Por Da Reportagem18h30
Gestantes acompanhadas pela Policlínica da Ponta da Praia podem participar da Escola de MãesGestantes acompanhadas pela Policlínica da Ponta da Praia podem participar da Escola de MãesFoto: Divulgação/PMS

Gestantes acompanhadas pela Policlínica da Ponta da Praia (Praça Primeiro de Maio s/n°) podem participar da Escola de Mães. Uma sala do projeto que prepara grávidas e seus familiares foi instalada na unidade e as interessadas em integrar a primeira turma devem se inscrever de segunda a sexta, das 9h às 17h, apresentando documento de identificação com foto, cartão SUS (se tiver) e comprovante de residência.

Os encontros ocorrerão às terças-feiras à tarde, sendo o primeiro no dia 7 de agosto, às 14h, que abordará os temas sexualidade na gestação e sífilis e outras doenças; no dia 28, as participantes vão receber informações sobre aleitamento materno e vacinas; no dia 18 de setembro, sobre fisioterapia no trabalho de parto. A atividade será coordenada por profissionais de saúde da policlínica com apoio de residentes multiprofissionais da Unifesp das áreas de Fisioterapia, Enfermagem e Farmácia.

De acordo com a chefe da Policlínica da Ponta da Praia, Suellen Martins da Silva, atualmente cerca de 35 gestantes são acompanhadas na unidade. "Todas elas estão sendo convidadas a participar da Escola de Mães no ato de vacinação, abertura e consultas de pré-natal", explica.

Redução da Mortalidade

A Escola de Mães foi implementada em janeiro de 2016 pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dentro do programa Mãe Santista. Conta com apoio da organização Comunitas e parceria técnica da Agência Tellus. Ele ajuda a preparar as mulheres, parceiros e famílias para as transformações de uma gestação e integra as ações do Município em prol da redução da mortalidade materna e infantil.

Nos grupos de orientação são abordados temas desde a maternidade, sexualidade, bem-estar, até trabalho, educação e lazer, com a metodologia da vivência prática com auxílio de bonecas e bolsas que simulam barriga de grávida, entre outros itens lúdicos e didáticos.

Caruara e Santa Maria – a sala da Escola de Mães da Policlínica Ponta da Praia é fruto de parceria entre a Prefeitura e a empresa VLI, convênio que também permitiu a inauguração das mesmas salas nas policlínicas do Morro Santa Maria e do Caruara.

Ampliação

A Escola de Mães também é desenvolvida atualmente no Instituto da Mulher e Gestante e nas policlínicas da Vila Nova e Vila Mathias e será ampliada gradativamente para todas as unidades da rede básica. Em 2017, a Escola de Mães foi a vencedora da Escolha da Comunidade (votação pela internet) e recebeu menção honrosa na categoria Impacto pelo Social na premiação Core 77, promovida desde 2011 por entidade internacional do campo do design de serviços e impacto social.