Cotidiano

Policlínica da Penha inscreve para programa contra tabagismo

O programa propõe o atendimento e acompanhamento em grupo pela equipe multiprofissional da unidade durante três meses

Da Reportagem

Publicado em 26/09/2018 às 18:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Quem mora no Morro da Penha e quer parar de fumar tem uma grande oportunidade / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

Quem mora no Morro da Penha e quer parar de fumar tem uma grande oportunidade: a policlínica do bairro (Rua Três, 150) está inscrevendo os interessados em participar do novo grupo do Programa Intensivo de Atenção ao Tabagista, que inicia nesta sexta-feira (28), às 14h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O programa propõe o atendimento e acompanhamento em grupo pela equipe multiprofissional da unidade durante três meses. São ensinadas técnicas como exercícios de respiração contra o estresse, orientação sobre atividades físicas e alimentação. Conforme prescrição médica, pode ser necessário tratamento de reposição de nicotina (adesivos e goma de mascar) e medicação.

Continua depois da publicidade

Monoxímetro

No primeiro dia de grupo, os participantes passam por um teste no monoxímetro, aparelho que mede as concentrações de gás carbônico em partículas por milhão (ppm). Os resultados aparecem no visor e luzes se acendem após um sopro no bocal descartável do aparelho.

Continua depois da publicidade

Não fumantes atingem índices de 0 a 6 ppm e luzes verdes se acendem, fumantes leves de 7 a 10 ppm, com luzes amarelas; fumantes de 11-20 ppm, com luzes vermelhas; acima de 20 ppm – fumante pesado, com luzes vermelhas e disparo de sinal sonoro. Quanto maior a concentração de monóxido de carbono, maior a dependência do cigarro e de riscos de doenças associadas ao tabagismo.

"O monoxímetro é usado novamente após três meses, de forma aos participantes perceberem de forma concreta os benefícios da diminuição ou cessação do uso do cigarro", destaca Renato Aparecido Dutra Matos, coordenador do programa.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software