CAMPANHA DE 1 A 11

Policiamento tem reforço total na Baixada Santista e no Vale durante o Carnaval

Efetivo administrativo da PM atuará nas ruas e afastamentos foram suspensos para maior segurança

Comentar
Compartilhar
22 FEV 2020Por Gilmar Alves Jr.07h15
Policial durante patrulhamento na Orla de Santos; reforço vai até quarta-feira (25)Foto: Nair Bueno/DL

Por uma determinação do coronel Rogério Silva Pedro, comandante da Polícia Militar na Baixada Santista e Vale do Ribeira, o efetivo administrativo da corporação no âmbito regional atuará no policiamento e todos os afastamentos, com exceção de licença-médica, estão suspensos para que o reforço nas ruas seja o maior possível, visando aumentar a percepção de segurança e reduzir os indicadores criminais.

Até a conclusão desta edição, os números sobre o reforço ainda não tinham sido divulgados, mas o porta-voz do Comando do Policiamento do Interior-6 (CPI-6), capitão Elisiário, explicou as principais ações.

"Todo o efetivo administrativo das unidades operacionais será empregado em ações de polícia, seja reforçando vias de acesso, terminais de ônibus, terminais de passageiros, pontos onde já existam eventos carnavalescos pré-determinados e pontos turísticos onde exista maior aglomeração de pessoas, como praias e praças", afirmou Elisiário.

"Dentre os grandes eventos que nós temos na Região eu posso destacar o bloco do Ba-Bahianas, em São Vicente, onde o efetivo do CPI-6 vai ser inteiramente empregado em escala extra nesse evento porque conta com grande número de participantes", disse o porta-voz.

A Região, conforme anuncia Elisiário, contará com reforço de policiais de Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps) da capital paulista, do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran).

"Foi passado um calendário para o CPTran sobre alguns locais para fiscalização de condutores imprudentes que por ventura queiram ingerir bebida alcoólica e dirigir. Isso para preservar a vida, evitar acidentes e preservar inclusive o motorista, que possa ter ingerido, por ventura, bebida alcoólica.

O Sistema Anchieta Imigrantes (SAI) também terá atenções especiais da PM voltadas para maior segurança.

Elisiário frisa a importância das pessoas seguirem as recomendações da PM para este Carnaval. Sobre aparelhos celulares, a orientação é de falar ao aparelho em público apenas quando necessário e evitar portá-lo à mão, deixando sempre em uma parte frontal da roupa.

Sobre aglomerações, a PM recomenda que as pessoas tenham cuidado redobrado com as crianças e que sejam colocadas pulseiras de identificação com nome e telefone de contato.

Em casos de brigas, a corporação orienta que pessoas que presenciarem um confronto de pessoas não intervenham e acionem a PM.

Para blocos de rua e bailes de salão, a dica é portar apenas o necessário e dar preferência para levar somente um cartão, evitando levar muito dinheiro.