A descoberta foi resultado de uma investigação conduzida há meses pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações / Divulgação/SSP
Continua depois da publicidade
Uma loja no centro de São Paulo, localizada na rua dos Gusmões, na República, foi identificada como um dos maiores desmanches de motos dos últimos anos. No local, a Polícia Civil apreendeu cerca de 100 mil peças e acessórios, fruto de furtos e roubos cometidos na capital e na região metropolitana.
A descoberta foi resultado de uma investigação conduzida há meses pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas (Divecar).
Continua depois da publicidade
A operação foi realizada na noite de segunda-feira (5), após o acompanhamento constante de movimentações suspeitas na região, com monitoramento feito inclusive aos fins de semana.
Agentes utilizaram viaturas descaracterizadas e conseguiram flagrar o momento em que uma moto furtada era entregue no local. Dois suspeitos foram detidos e várias evidências do esquema foram recolhidas.
Continua depois da publicidade
A loja possuía três andares repletos de peças como motores, baterias, escapamentos, faróis, painéis e pneus.
Durante a ação, os policiais apreenderam oito motocicletas e duas caminhonetes, além de R$ 9,6 mil em espécie, cinco celulares, máquinas de cartão, computadores e um bloqueador de sinal. Duas das motos encontradas haviam sido furtadas recentemente.
Mesmo com o flagrante, parte dos envolvidos conseguiu fugir por uma rota de fuga nos fundos do imóvel.
Continua depois da publicidade
Os dois homens detidos, de 41 e 42 anos, já tinham antecedentes por furto e roubo. Um deles se apresentou como proprietário do prédio. A autoridade policial solicitou a prisão preventiva de ambos.
Em março, um desdobramento da Operação No Grau 3 já havia revelado outro ponto de desmanche na mesma rua.
Em um imóvel vizinho ao atual flagrante, os investigadores encontraram centenas de peças sem origem ou identificação, além de caixas de isopor com etiquetas de restaurantes.
Continua depois da publicidade
A estratégia era disfarçar o transporte do material como entregas comuns de aplicativos, evitando levantar suspeitas.
Na ocasião, um buraco no teto ligava dois imóveis, permitindo a movimentação de peças de forma discreta entre os estabelecimentos.
Durante a operação, uma vítima de furto teve a moto recuperada graças ao rastreador instalado no veículo.
Continua depois da publicidade
O equipamento indicava a presença da motocicleta na rua dos Gusmões, e a vítima compareceu ao endereço, localizando o bem dentro da loja. O veículo foi devolvido pelos policiais ainda no local.
A Polícia Civil segue com as investigações para identificar os demais integrantes da quadrilha e esclarecer o papel de cada envolvido no esquema criminoso.