Cotidiano

Polícia Civil prende suspeito de sabotagem e extorsão contra trens no litoral de SP

Segundo a Polícia Civil, suspeito ofereceu "proteção" à companhia em troca de mensalidade para parar as sabotagens

Nathalia Alves

Publicado em 05/12/2025 às 12:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Desde outubro, ataques incluíam incêndios a vagões em movimento, gerando risco aos moradores próximos às linhas férreas. / Divulgação/SSP

Continua depois da publicidade

Na última quinta-feira (4), a Polícia Civil prendeu um homem por extorsão e ações criminosas contra uma empresa ferroviária de Santos, no litoral paulista. O flagrante foi feito pelas equipes da 5ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat).

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A investigação constatou que os criminosos danificaram as locomotivas cortando mangueiras de ar, furtando cabos de energia ou realizando outras ações de sabotagem, até mesmo para acessar os vagões e furtar os produtos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Polícia descobre bastidores sombrios em casa vigiada no Vale do Ribeira

• Polícia desvenda mistério oculto em casa silenciosa no litoral de São Paulo

• Polícia desmantela quadrilha de crimes virtuais que causaram mais de R$ 3 milhões de dano

De acordo com as autoridades, desde outubro o grupo criminoso passou a incendiar os vagões, alguns ainda em movimento, gerando um alerta para os moradores que moram perto das linhas de trem.

O flagrante aconteceu quando o suspeito oferecia a um representante da firma a interrupção dessas ações, desde que fosse pago um valor mensal. O contato foi feito por mensagens com os funcionários e o criminoso afirmou que o problema acabaria mediante pagamento mensal.

Continua depois da publicidade

O homem foi preso e conduzido à 5ª Disccpat, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde permaneceu preso e à disposição da Justiça. O caso foi registrado como associação criminosa e perigo de desastre ferroviário.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software