Poda de árvores aumenta no inverno em Santos

O número pode chegar a 2 mil podas por mês, média superior às 1.600 registradas em maio, e mil nos outros meses deste ano

Comentar
Compartilhar
24 JUN 2021Por Da Reportagem20h20
As ações são intensificadas nesta época do ano porque o crescimento vegetativo é mais lentoAs ações são intensificadas nesta época do ano porque o crescimento vegetativo é mais lentoFoto: Divulgação/PMS

O inverno é a época mais propícia para a poda de árvores, aumentando ainda mais o ritmo de intervenções realizadas pela Prefeitura de Santos. O número pode chegar a 2 mil podas por mês, média superior às 1.600 registradas em maio, e mil nos outros meses deste ano. No momento, o trabalho está sendo realizado na região do canal 6 e no 3º trimestre irá para os bairros Encruzilhada, Piratininga e Santa Maria.

As ações são intensificadas nesta época do ano porque o crescimento vegetativo é mais lento e as árvores sentem menos alterações, explicou o engenheiro agrônomo Ernesto KazuwoTabuchi, responsável pela Coordenadoria de Paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). A Cidade tem em média de 30 a 35 mil árvores e a ação é realizada por bairros para facilitar a gestão do manejo arbóreo.

Tabuchi diz que as podas realizadas são de limpeza (remoção de galhos podres e enfermos), redução de copa, condução e formação.  Em Santos, qualquer manejo arbóreo, seja em área particular ou pública, deve ser precedido de vistoria por parte dos engenheiros agrônomos da Secretaria de Meio Ambiente.

Um manejo inadequado pode enfraquecer a árvore e até causar a queda, expondo pessoas ao risco.  "Existe um padrão e responsabilidade intrínsecos ao Poder Público. Mas é possível o cidadão solicitar autorização para o manejo desde que assistidos por profissionais habilitados", explica o engenheiro.

Interessados em realizar poda ou corte em árvores devem fazer a solicitação pela Ouvidoria da Prefeitura de Santos e aguardar a vistoria. As multas para quem realiza qualquer manejo sem autorização custam a partir de R$700 reais.