X

Cotidiano

Poda de árvores aumenta no inverno em Santos

O número pode chegar a 2 mil podas por mês, média superior às 1.600 registradas em maio, e mil nos outros meses deste ano

Da Reportagem

Publicado em 24/06/2021 às 20:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As ações são intensificadas nesta época do ano porque o crescimento vegetativo é mais lento / Divulgação/PMS

O inverno é a época mais propícia para a poda de árvores, aumentando ainda mais o ritmo de intervenções realizadas pela Prefeitura de Santos. O número pode chegar a 2 mil podas por mês, média superior às 1.600 registradas em maio, e mil nos outros meses deste ano. No momento, o trabalho está sendo realizado na região do canal 6 e no 3º trimestre irá para os bairros Encruzilhada, Piratininga e Santa Maria.

As ações são intensificadas nesta época do ano porque o crescimento vegetativo é mais lento e as árvores sentem menos alterações, explicou o engenheiro agrônomo Ernesto KazuwoTabuchi, responsável pela Coordenadoria de Paisagismo da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). A Cidade tem em média de 30 a 35 mil árvores e a ação é realizada por bairros para facilitar a gestão do manejo arbóreo.

Tabuchi diz que as podas realizadas são de limpeza (remoção de galhos podres e enfermos), redução de copa, condução e formação.  Em Santos, qualquer manejo arbóreo, seja em área particular ou pública, deve ser precedido de vistoria por parte dos engenheiros agrônomos da Secretaria de Meio Ambiente.

Um manejo inadequado pode enfraquecer a árvore e até causar a queda, expondo pessoas ao risco.  "Existe um padrão e responsabilidade intrínsecos ao Poder Público. Mas é possível o cidadão solicitar autorização para o manejo desde que assistidos por profissionais habilitados", explica o engenheiro.

Interessados em realizar poda ou corte em árvores devem fazer a solicitação pela Ouvidoria da Prefeitura de Santos e aguardar a vistoria. As multas para quem realiza qualquer manejo sem autorização custam a partir de R$700 reais.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter