Será dada prioridade aos policiais que possuem experiência em cargos administrativos / Divulgação/SSP
Continua depois da publicidade
Nesta terça-feira (6), a Polícia Militar divulgou o edital para contratar 2,2 mil policiais militares da reserva para cargos administrativos.
A medida foi autorizada pelo Governo de São Paulo no final do ano passado e vai permitir que os policiais da ativa, que atualmente exercem funções internas nas unidades da PM, possam reforçar o policiamento nas ruas.
Continua depois da publicidade
Entre os dias 12 de maio e 2 e junho, os militares aposentados que foram para a reserva e desejam voltar a colaborar com a instituição podem se inscrever entre 12 de maio e 2 de junho.
Os interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e entregar nas unidades de interesse.
Continua depois da publicidade
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, enfatizou que essa é uma medida importante para liberar mais policiais do quadro de combatente para o serviço operacional, o que representa mais uma etapa para recompor o efetivo da Polícia Militar no estado.
As vagas estão espalhadas por todos os municípios do estado paulista e são apenas para para aqueles que se aposentaram em cargos de soldados, cabos, sargentos ou sub-tenentes. Será dada prioridade aos policiais que possuem experiência em cargos administrativos.
Os selecionados devem trabalhar oito horas por dia e têm direito a férias. O edital ainda estipula que os policiais da reserva só podem permanecer no serviço administrativo por até um ano, mas é possível prorrogar o prazo.
Continua depois da publicidade
O policial da reserva que optar por atuar em funções administrativas seguirá sendo inativo, então ele não poderá usar farda ou concorrer a promoções, por exemplo.
Os policiais que estão na reserva são aqueles que contribuíram o tempo mínimo na instituição e decidiram se aposentar, tornando-se inativos.