Cotidiano

Plataforma mede impacto ambiental de empresas e ajuda na redução de carbono

Solução foi desenvolvida pela Mosten e está sendo aplicada ao programa VGP, idealizado pela Via Green, que já contava com uma tecnologia, mas foi totalmente reestruturada

Da Reportagem

Publicado em 17/07/2025 às 12:09

Atualizado em 17/07/2025 às 12:09

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Destaque da plataforma é que empresas de diferentes segmentos, como a indústria, saúde, agronegócio e logística / Divulgação

Continua depois da publicidade

Responsável por tecnologias customizadas para grandes negócios, a Mosten acaba de dar um passo inovador no setor das práticas ESG.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em parceria com a Via Green, organização especializada em sustentabilidade corporativa, foi desenvolvida uma plataforma capaz de mensurar, em tempo real, o impacto de empresas dos mais diversos setores, indicando soluções para a redução e neutralização de carbono, além da adoção de práticas sustentáveis inerentes a cada tipo de negócio.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Brasil lança primeira missão científica "carbono zero" rumo à Antártica

• Saiba como a emissão de carbono eleva o mar e pode eliminar cidade do Litoral de SP

A solução foi desenvolvida pela Mosten e está sendo aplicada ao programa VGP, idealizado pela Via Green, que já contava com uma tecnologia, mas foi totalmente reestruturada. 

O destaque da plataforma é que empresas de diferentes segmentos, como a indústria, saúde, agronegócio e logística, podem monitorar indicadores ambientais específicos da sua operação, como geração de resíduos, emissão de gases de efeito estufa e uso de recursos naturais.

Continua depois da publicidade

Em fase de testes, a nova versão do programa será lançada em breve. Inclusive, além de automatizar processos de mapeamento de impactos ambientais, elaborar o inventário corporativo de emissões de Gases de Efeito Estufa, os sistema oferece diagnósticos precisos que orientam à compra de créditos de carbono, ampliando o acesso à compensação ambiental e contribuindo para o alcance das metas ESG, ambientais, sociais e de governança.

Pelo programa VGP, é possível que empresas usuárias calculem sua pegada de carbono de forma detalhada, com base na sua operação, considerando todos os transportes realizados, energia elétrica consumida, geração de resíduos e efluentes, pegada hídrica, entre outros. 

Em seguida, são calculadas as toneladas de CO equivalentes. A partir disso, a plataforma indica estratégias personalizadas de mitigação, que incluem desde ajustes operacionais até a compra de créditos gerados por projetos ambientais certificados, como reflorestamento, troca de combustível e eficiência energética.

Continua depois da publicidade

Por exemplo, um grupo de logística, participando do programa, terá acesso a relatórios sobre a quantidade de toneladas de carbono emitidas pela movimentação e transporte de cargas, com visibilidade por cliente e por período, fazendo isso de forma automática, por meio de integração com seus sistemas de gestão, facilitando o controle e agregando valor comercial ao serviço prestado.

"A Mosten constrói, por meio da tecnologia, jornadas de transformação das empresas com foco em sustentabilidade", explica Roberto Claro, diretor de tecnologia e projetos da Mosten. Segundo ele, a parceria com a Via Green representa um marco nas tecnologias que acompanham práticas ESG e os ODS, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para Conrado Bertoluzzi, CEO da Via Green, o projeto representa um salto nos serviços de consultoria ambiental. "Com essa nova ferramenta, conseguimos entregar aos nossos clientes relatórios completos e dinâmicos, otimizando a gestão ambiental e favorecendo a tomada de decisão baseada em dados", afirma. A Via Green presta consultoria ambiental a empresas de pequeno porte até grandes corporações, com uma base sólida no setor de transportes e em expansão para outras áreas.

Continua depois da publicidade

"Estamos trabalhando para que cada empresa, independentemente do porte ou setor, consiga medir, comunicar e melhorar seu desempenho ESG com respaldo tecnológico", reforça Roberto Claro.
Após o lançamento da plataforma, Mosten e Via Green seguirão desenvolvendo soluções tecnológicas voltadas para ESG. “A ideia é que até o final do ano, estejam disponíveis os módulos Social e de Governança Corporativa, utilizando inteligência artificial na tomada de decisões", conta Bertoluzzi.
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software