Plano Municipal de Cultura: os desafios

Instrumento serve para estabelecer as diretrizes culturais que devem ser seguidas nos municípios pelos próximos 10 anos

Instrumento de planejamento estratégico que organiza, regulamenta e norteia a execução da Política Municipal de Cultura pelo período de 10 anos, o Plano Municipal de Cultura (PMC) é a principal ferramenta para a gestão compartilhada das políticas públicas para o segmento.

Continua após a publicidade

A construção do plano deve contar com audiências públicas e encontros setoriais. O documento resultante após esse processo é formalizado por meio de lei municipal.

Na Baixada Santista, todas as cidades aderiram ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, portanto, devem elaborar seus planos municipais de Cultura. Até o momento, apenas Bertioga e São Vicente já cumpriram a legislação e se adequaram às exigências.

Continua após a publicidade

São Vicente foi a primeira cidade da região a elaborar o plano e promulgar a lei do Sistema Municipal de Cultura. Ambas as legislações foram aprovadas em novembro de 2015 na cidade. A Secretaria de Cultura (Secult) informou por meio de nota, que de julho a setembro, foram realizadas cerca de 15 reuniões temáticas com os segmentos artísticos.

Bertioga também já aprovou o Plano Municipal de Cultura em junho. A promulgação da lei foi aprovada pela Câmara de vereadores no mês passado, em regime de urgência especial.  De acordo com o secretário da Cultura do Guarujá, Odair Dias Filho, a cidade também já está adiantada no processo de implantação do plano e a previsão é que até o fim do ano a lei seja aprovada na Câmara Municipal.

Continua após a publicidade

Sem Previsão

O Plano Municipal de Cultura de Praia Grande se encontra em fase de elaboração, e deve ser concluído em dezembro de 2016. Em Santos, o plano está em fase de finalização. Após a etapa final, de sistematização das metas e ações propostas nos seminários e conferências realizadas ao longo do último ano, no mês de agosto o documento será encaminhado, seguindo os trâmites legais, para apreciação da Procuradoria Municipal de Santos e Câmara de

Continua após a publicidade

Vereadores, com posterior publicação. Cubatão elaborou uma minuta do Plano Municipal de Cultura para ser debatida com o Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Porém ainda está tramitando o projeto de lei que institui o novo modelo de conselho. Somente após a aprovação da Câmara é que serão escolhidos os novos conselheiros, que discutirão com os representantes do Poder Público a redação final do plano.

Continua após a publicidade

A cidade de Mongaguá está desenvolvendo seu Plano Municipal de Cultura, porém, no momento ainda não é possível prever uma data para a conclusão dos trabalhos.

Itanhaém possui hoje como instrumento norteador para o desenvolvimento das ações culturais o Plano Diretor Municipal. O início das discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2017.

Peruíbe

Continua após a publicidade

Mais uma vez a Prefeitura de Peruíbe não respondeu aos questionamentos da Reportagem, deixando os moradores sem informações sobre os nortes culturais do município.

Metas do PNC ainda não foram cumpridas

Continua após a publicidade

Implantado em dezembro de 2011 e composto por 53 metas a serem cumpridas até 2020, o Plano Nacional de Cultura (PNC) ainda está longe de ser plenamente realizado.

As proposições e os desafios do Plano Nacional de Cultura estão descritos em cinco capítulos, que apresentam 14 diretrizes, 36 estratégias e 275 ações para se pensar o papel do Estado e a participação social; a proteção e promoção da diversidade artística e cultural; o acesso aos bens culturais e o desenvolvimento socioeconômico sustentável.

Continua após a publicidade

Atualmente, 18 Unidades da Federação (UF) e 2554 municípios já se cadastraram no Sistema Nacional de Cultura (SNC). Embora já esteja distante da situação de quando o plano foi elaborado (1 UF e 94 municípios registrados) o cenário ainda está distante do planejado pelo documento: o cadastro dos 27 estados e de ao menos 3.339 cidades no sistema.

Outros entraves são relacionados à questões burocráticas e sociais.

Continua após a publicidade

O plano prevê, por exemplo, que até o ano de 2020 todas as bibliotecas públicas, museus, cinemas, teatros, arquivos públicos e centros culturais atendam aos requisitos legais de acessibilidade. Não há dados precisos sobre a quantidade de equipamentos culturais que ainda não possuem acessibilidade, mas tomando por base a situação regional, a situação ainda está longe de ser solucionada.

O documento prevê também que ao final do período estabelecido os filmes brasileiros tenham 27% de participação na quantidade de bilhetes vendidos nas salas de cinema. Atualmente esse percentual gira em torno de 12%. Estabelece ainda que a média de livros lidos por cada brasileiro seja quatro (fora do aprendizado formal) por ano. Levantamento do Instituto Pró-livro divulgado em março ressalta que atualmente a média de leitura é de dois livros inteiros por ano.

Continua após a publicidade

Plano Estadual

Por telefone, a assessoria de imprensa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo informou que o Plano Estadual de Cultura está tramitando no jurídico da pasta e posteriormente será encaminhado para a Casa Civil. Não há prazo estabelecido para este envio tampouco para a aprovação do documento final.