Cotidiano

Pior que antes! Setembro traz nova onda de calor já nesta segunda (2)

Segundo modelos meteorológicos, esta pode ser uma onda de calor ainda mais forte que as anteriores

Luana Fernandes

Publicado em 01/09/2024 às 16:02

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nova onda de calor já começa a partir desta segunda-feira (2) / Pexels

Continua depois da publicidade

Chegamos ao nono mês do ano, mês em que esperamos a chegada da Primavera e também por dias de temperaturas amenas. No entanto, o que a meteorologia aponta é que uma nova onda de calor está se formando no Brasil. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o País no decorrer a próxima semana e a onda de calor, que já assolou o País em alguns períodos deste ano, já começa a partir desta segunda-feira (2). Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que aconteceram no início do ano (março e abril).

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Alerta para ventania no Litoral de SP prevê rajadas acima de 70km/h

• Prepare o biquíni e a marquinha, pois fim de semana será de sol no litoral de SP

• Rodovia no interior de SP é tomada por forte incêndio; VEJA O VÍDEO

A previsão não é uma surpresa, já que esta época do ano costuma ser comum ter períodos de temperaturas mais altas e umidade relativamente baixa, principalmente em regiões como o Centro-Oeste. Mas, o que preocupa este ano é que as ondas de calor têm sido mais intensas, mais precoces e mais longas.

É o que deve acontecer em setembro. Os modelos meteorológicos indicam que o período será maior. Em algumas regiões do País, a onda de calor deve permanecer até a segunda quinzena do mês, com previsão de chuva somente para o início de outubro.

Continua depois da publicidade

A previsão é que os últimos dias de inverno no País seja de muito calor. A primavera só chega oficialmente no dia 22 de setembro, um domingo. O mês será de dias quentes, secos e com temperaturas mais altas do que o convencional. A primeira grande frente fria do mês só deve chegar depois do dia 19.

A umidade do ar pode atingir valores em emergência - abaixo de 12% - em muitas cidades do sul do Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste do Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. Toda esta secura pode agravar ainda mais a situação de queimadas sobre a região central do Brasil.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software