GOVERNO SAUDE

PG promove palestra sobre o Cadastur nesta sexta

A palestra abordará, entre outros temas, as vantagens oferecidas aos estabelecimentos regularmente cadastrados

Comentar
Compartilhar
28 JAN 2020Por Da Reportagem12h06
O estabelecimento inscrito passa a ter a possibilidade de ser encontrado pelo próprio turista no site do CadasturFoto: Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

Nesta sexta-feira (31), Praia Grande promove uma palestra para abordar a importância dos prestadores de serviços turísticos realizarem a inscrição no Cadastur (sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor). Ministrado por funcionárias da Secretaria de Cultura e Turismo da Cidade, o encontro acontece na Associação Comercial de Praia Grande, às 10 horas, e tem entrada gratuita.

A palestra abordará, entre outros temas, as vantagens oferecidas aos estabelecimentos regularmente cadastrados, como as linhas de financiamento específicas ao turismo, a possibilidade de participar de feiras, eventos e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur.

Além disso, o estabelecimento inscrito passa a ter a possibilidade de ser encontrado pelo próprio turista no site do Cadastur, como conveniado e cumpridor das leis vigentes e regulamentadas pelo setor. O estabelecimento recebe ainda um certificado e selo do programa.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Esmeraldo Vicente dos Santos, o Dinho, é importante que os prestadores de serviços turísticos participem da palestra.

“Passaremos todas as informações para realização do cadastro, além de sanar as dúvidas dos presentes no encontro. A quantidade de cadastrados, tanto setores obrigatórios e opcionais, no sistema também reflete em nossa busca de conseguirmos repasses estaduais e federais para o turismo”, afirmou Dinho.

COMO E QUEM DEVE SE CADASTRAR

Realizado até 2018 de forma presencial na Secretaria de Turismo Estadual, agora o cadastro é feito online pelo site. A iniciativa visa desburocratizar e agilizar o processo de inscrição.

Obrigatoriamente os setores a seguir devem manter seu cadastro regular: meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel histórico, pousada), meios de hospedagem – cama e café (somente para MEI), agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.

O caráter opcional fica para bares, restaurantes, cafeterias, locadoras de veículos, casas de espetáculo e equipamentos de animação turística, empreendimentos de apoio ao turismo náutico, entre outros.

A Associação Comercial de Praia Grande fica situada na Rua Espírito Santo, nº 782, Bairro Boqueirão.