X

Cotidiano

PG: Grupamento Ambiental evita invasão e demarcação ilegal de lotes no Bairro Ribeirópolis

Dois homens flagrados no local foram conduzidos ao DP e responderão por crime ambiental

Da Reportagem

Publicado em 12/07/2021 às 20:04

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A ação ocorreu graças a integração da sociedade, governo e tecnologia visando a preservação das áreas ambientais / Divulgação/PMPG

A Prefeitura de Praia Grande teve uma importante vitória no combate contra as invasões e construções irregulares em áreas de preservação ambiental. Neste domingo (11), uma equipe do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) evitou invasão e demarcação ilegal de lotes no Bairro Ribeirópolis. Dois homens flagrados no local foram conduzidos para o DP e responderão por crime ambiental.

A ação ocorreu graças a integração da sociedade, governo e tecnologia visando a preservação das áreas ambientais do Município e a defesa do bem-estar de toda população. São utilizados nesses serviços imagens de satélite e drones, além da realização de forças-tarefas com a participação de diversas secretarias municipais e órgãos de segurança, como as polícias Civil, Ambiental e a equipe do Radiopatrulhamento aéreo. A Cidade criou uma comissão especial para organizar de forma mais detalhada as operações, analisar os dados e traçar novas estratégias de trabalho.

Na ação deste domingo o Grupamento Ambiental praia-grandense flagrou os dois homens no exato momento do desmatamento, portando, inclusive, materiais utilizados para o loteamento irregular da reserva ambiental. Entre os itens aprendidos estavam fita métrica, rolos de arame farpado, ferramentas como martelo, cavadeira articulada e ainda facões, foices. Placas feitas a mão para demarcação dos lotes também foram apreendidos pelos guardas.

“Com a integração das secretarias e órgãos de segurança a Prefeitura de Praia Grande já vem colhendo resultados positivos nesse combate as invasões. O apoio da sociedade é fundamental também denunciando este tipo de ação irregular. O Município seguirá intensificando este trabalho e o monitoramento das áreas. Todos são bem-vindos a Cidade, mas desde que venham para cá respeitando as leias municipais e todas as regras. Não vamos aceitar indivíduos que querem tirar proveito de forma indevida de determinadas situações”, declarou a prefeita praia-grandense, Raquel Chini.

Monitoramento

O Grupamento Ambiental também realizou monitoramento neste domingo em três bairros e constatou que não ocorreram novas invasões. As áreas vistoriadas estão localizadas no loteamento Caieiras, Bairro Tupiry, e ainda no Nova Mirim e Antártica.

Denúncia

Em Praia Grande, munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar essas infrações através dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e o 162 (Ouvidoria Municipal).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

Guarujá

Segunda fase das obras da Avenida Perimetral em Guarujá começam em 2025

Anúncio foi feito pelo presidente da Autoridade Portuária, durante o Santos Export 2024, evento que contou com a participação do prefeito de Guarujá

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter