Cotidiano

Petrobras abre 700 vagas para quem busca o primeiro emprego em todo o Brasil

Programa promete oferecer cursos de aprendizagem profissional básica, além de cursos técnicos

Gabriel Fernandes

Publicado em 24/09/2025 às 09:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Petrobras ainda conta com uma parceria com o SENAI para realização de 30 cursos profissionalizantes / Agência Petrobras/Divulgação

Continua depois da publicidade

O Programa Petrobras Jovem Aprendiz anunciou a abertura de 700 vagas para aprendizes de 13 estados e no Distrito Federal. As inscrições acontecem entre os dias 06 e 12 de outubro, e são gratuitas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A Petrobras afirmou que reafirma seu compromisso com a diversidade, equidade e inclusão. Por isso terá 30% de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, 20% de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil e/ou trabalho análogo à escravidão e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mutirão de emprego em SP abre milhares de vagas, incluindo 2 mil para Fórmula 1

• Maior parque temático de SP abre 100 vagas de emprego com carteira assinada

Sobre as vagas

Com duração de 21 meses, o programa promete oferecer cursos de aprendizagem profissional básica, além de cursos técnicos. 

A Petrobras ainda conta com uma parceria com o SENAI para realização de 30 cursos profissionalizantes, sendo 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico, distribuídos em 39 turmas, sendo 26 de aprendizagem básica e 13 de nível técnico.

Continua depois da publicidade

As oportunidades são para os municípios de Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz De Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF), Três Lagoas (MS).

O programa ainda oferece várias oportunidades em cursos de aprendizagem, principalmente em áreas de instrumentação, eletricista industrial, mecânico de manutenção, assistente de logística, assistente de gerenciamento de obras, eletricista predial, encanador hidráulico, construtor de edificações, auxiliar de caldeireiro, soldador, assistente administrativo, suporte técnico em tecnologia da informação, entre outros.

Além de cursos técnicos em automação industrial, eletrotécnica, mecatrônica, mecânica, manutenção de máquinas industriais, instrumentação industrial, desenvolvimento de sistemas, petroquímica, logística, química e sistemas de energia renovável.

Continua depois da publicidade

Como se inscrever?

Para concorrer às vagas é necessário ter entre 14 anos e no máximo 21 anos e 7 meses, com exceção para pessoas com deficiência, pois não há limite de idade máxima.

Os candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem comprovar matrícula e frequência à escola, e o curso de aprendizagem escolhido deve ser em horário diferente do turno escolar.

Mais informações estão disponíveis no link. 

Continua depois da publicidade

Benefícios

A jornada contará com quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira,  contabilizando o total de 20 horas semanais.

Os aprendizes terão direito a carteira de trabalho assinada com salário-mínimo integral, vale-transporte, 13º salário, férias, FGTS e possibilidade de adesão opcional ao plano de previdência complementar ao programa de atividade física da companhia.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software