X

Cotidiano

Pesquisadores avaliam eficiência de barreiras na Ponta da Praia, em Santos

Esse monitoramento será realizado a cada dois meses e também sempre que houver algum evento de ressaca muito forte

Da Reportagem

Publicado em 19/04/2018 às 20:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Pesquisadores da Unicamp fizeram o primeiro levantamento para avaliar a eficiência das barreiras na Ponta da Praia / Divulgação/PMS

Pesquisadores da Unicamp realizaram, nesta quinta-feira (19), o primeiro levantamento topográfico na Ponta da Praia após a implantação da barreira submersa, cuja construção foi concluída na última semana. O relevo desde a mureta até o local dos bags, entre o canal 6 e a Rua Afonso Celso de Paula Lima, foi medido em cerca de 800 pontos. Os dados serão comparados com os números obtidos em fevereiro, antes da construção da estrutura.

Esse monitoramento será realizado a cada dois meses e também sempre que houver algum evento de ressaca muito forte. Segundo o professor da Unicamp e um dos autores do projeto piloto, Tiago Zenker, com esses levantamentos frequentes será possível avaliar a eficiência da obra.  

"Para realizarmos este trabalho, temos que aproveitar o período em que a maré está mais baixa. Por isso, começamos hoje (quinta, 19) bem cedo", explicou Tiago, que estava acompanhado de dois alunos da Unicamp. O pesquisador da National Oceanic and Atmospheric Administration/Universidade de Maryland, dos EUA, Ricardo Martins Campos, que participa voluntariamente do projeto piloto, também acompanhou a ação.

Antes de comparar as informações de fevereiro com os novos dados, a área entre o canal 6 e o canal 4 também será medida. "Já deu para perceber que acumulou areia em cima dos tapetes (que ficam na base dos bags). A gente tem que avaliar a evolução disso. Quanto de areia que a barreira vai conseguir segurar".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter