O aminoácido é encontrado em alimentos comuns do dia a dia / Pexels
Continua depois da publicidade
Um grupo de pesquisadores da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, fez uma descoberta que pode transformar a medicina mundial.
Eles revelaram que a taurina, substância naturalmente produzida pelo corpo humano, pode ser fundamental no controle do diabetes e no avanço dos estudos sobre longevidade.
Continua depois da publicidade
Esse aminoácido é encontrado em alimentos comuns do dia a dia, como carne vermelha e peixes. Incluir esses itens na dieta pode auxiliar na regulação do açúcar no sangue e no bom funcionamento do organismo.
Ainda no tema saúde, apesar de proibidos alimentos ultraprocessados podem ser benéficos para a saúde.
Continua depois da publicidade
Resumidamente, a taurina é um ácido orgânico que contém enxofre. Ela é produzida pelo corpo e também está presente na bile. Além disso, pode ser obtida por meio da alimentação, especialmente em carnes, frutos do mar e peixes.
Segundo especialistas, “a taurina atua em diversas funções celulares importantes, como o equilíbrio de eletrólitos, a regulação do cálcio nas células e a ação antioxidante”. Por isso, é considerada uma grande aliada do corpo humano.
Estudos apontam que a deficiência de taurina pode contribuir para o envelhecimento precoce. Isso explica por que ela ganhou destaque entre pesquisadores ligados ao biohacking — movimento que une ciência, tecnologia e qualidade de vida.
Continua depois da publicidade
O maior benefício observado até agora é no controle do diabetes. A taurina parece melhorar a sensibilidade à insulina, ajudar no equilíbrio da glicose no sangue e proteger as células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.