Pesquisa revela perfil dos turistas em São Vicente

Com relação a atrativos turísticos, os que se destacaram foram as praias, o Mirante, Teleférico e o Parque Ecológico Voturuá/Zoológico

Comentar
Compartilhar
27 FEV 201513h40

A pesquisa de demanda turística realizada pela Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (Sesportur) de São Vicente, durante a temporada de verão 2014/2015, tem como objetivo investigar o perfil do turista e visitante que estiveram na Cidade, identificando seus hábitos, motivações, gastos e suas avaliações quanto à oferta turística, visando orientar ações adequadas de planejamento da atividade turística.

Os resultados indicam que quanto ao perfil dos turistas a maioria é jovem (menor 40 anos), prevalece o sexo masculino. O nível de instrução é superior ou médio, com faixa de renda mensal de 1 a 6 salários mínimos, sendo a maioria funcionários da iniciativa privada.

Quanto ao meio de hospedagem e transporte, a maioria ficou hospedado em casa de amigos e parentes, pousada ou hotel, permaneceu na Cidade em média de 2 a 5 dias e utilizou como modal rodoviário (carro ou ônibus).

Teleférico é um dos pontos turísticos mais procurados em São Vicente (Foto: Divulgação)

Em relação à procedência, a maioria dos visitantes reside em cidades do interior do estado de São Paulo ou da capital. Os turistas são atraídos principalmente pelo sol e mar ou visita a amigos e parentes e viajam em família.

Com relação a atrativos turísticos, os que se destacaram foram as praias, o Mirante,  Teleférico e o Parque Ecológico Voturuá/Zoológico.

A pesquisa do tipo descritiva quantitativa utilizou o método Survey (amostra representativa e utilização de questionário estruturado) e foi realizada nas proximidades dos Postos de Informações Turísticas do Itararé, Gonzaguinha, Teleférico, Parque Ecológico Voturuá, Rodoviária e Casa Martim Afonso, no período de dezembro/14 a fevereiro/15 e teve como amostra total 384 casos, com um nível de confiança 95% e erro amostral de 5%. A pesquisa foi coordenada pelos técnicos da Sesportur e aplicada pelos estagiários de turismo.