Eleições

Pesquisa mostra atual cenário da corrida eleitoral do Litoral de SP

A pouco mais de dois meses das eleições municipais, algumas cidades seguem com candidatos bem cotados para Prefeitura

Luana Fernandes

Publicado em 03/08/2024 às 13:00

Atualizado em 03/08/2024 às 13:05

Compartilhe:

Primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro / Marcelo Camargo / Agência Brasil

Em meio às convenções partidárias, os nomes disponíveis para as eleições municipais deste ano começam a ser definidos. Desta forma, a corrida eleitoral fica ainda mais apertada a dois meses do pleito que vai definir cargos do Executivo e do Legislativo do Litoral de São Paulo.

Colocando a disputa em números e analisando quem está na frente de acordo com a preferência dos eleitores, o Instituto Badra divulgou neste sábado (3) o resultado das pesquisas para as disputas em Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe. A cidade de Mongaguá terá a pesquisa apresentada em outro momento.

Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº SP-08818/2024, a pesquisa eleitoral aponta um cenário um pouco diferente do que era esperado até aqui. Para a pesquisa foram ouvidos 1.060 eleitores, entre 29 de julho e 2 de agosto, em diferentes pontos de fluxo populacional de cada cidade, e de forma presencial. Segundo o Instituto Badra, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Confira a seguir quem ocuparia a cadeira principal do Executivo caso as eleições municipais fossem hoje:

Bertioga

Na cidade mais nova da Baixada Santista, a pesquisa espontânea  - onde não são apresentadas opções aos entrevistados - o nome de Marcelo Vilares é o mais lembrando com 24,7%. Seguido de Matheus Rodrigues, com 18,9%; o atual prefeito Caio Matheus, com 1,3%. Os demais nomes tiveram menos de 1%: Silvio Magalhães, Renata Barreiro e Carlos Ticianelli. 11,2% optaram por voto nulo ou branco e 43% não sabiam o que responder.

Já a pesquisa estimulada aponta que o candidato Marcelo Vilares seria eleito prefeito com 48,8% dos votos. Logo em seguida, vem Matheus Rodrigues (Republicanos) com 35,6% das intenções de voto. Em terceiro, aparece Valdizar Albuquerque com 0,7%. Brancos e nulos somam 3,1% e 11,7% ainda não sabem em quem votar.

Cubatão

Em Cubatão, o indicado do atual prefeito, vereador César Nascimento, sai na frente tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada. Quando não são apresentados nomes, o ex-secretário de Governo tem 18,8% das intenções de voto. Mas o segundo mais lembrado, o então vereador Rodrigo Alemão, não está tão longe - com 12,5%. Indecisos somam 46,6% e brancos ou nulos, 10,1%.

Na Rainha das Serras, pela disputa estimulada - onde os nomes dos candidatos são apresentados - o cenário já mostra a saída da ex-prefeita Marcia Rosa do pleito. Assim, César Nascimento permanece em primeiro com 32,6%. Na cola dele vem Rodrigo Alemão com 21%, Dr. Paiva com 14,7%, Toninho Vieira com 9,5% e Carlinhos de Freitas com 1,8%. Neste recorte, 8,4% não sabem em quem votar e 12% devem votar em branco ou anular o voto.

Guarujá

A Pérola do Atlântico sempre tem uma corrida eleitoral concorrida. Em 2024, o nome do ex-prefeito Farid Madi aparece em primeiro tanto na pesquisa espontânea quanto na pesquisa estimulada, mas a Cidade promete um pleito bem disputado e com muitos nomes podendo surpreender.

Farid Madi é o mais lembrado na pesquisa espontânea com 21,5% das intenções de voto. Em seguida vem Nicolaci com 7,5%, Raphael Vitiello com 4,9% e Marcelo Pepe da City com 2,3%. Thaís Margarido, Cláudio Fernando e Adilson de Jesus também são lembrados e tivemos menos de 1% das intenções. Na cidade, o número de indecisos é alto: 56,2% ainda não sabem em quem votar quando não são apresentadas as opções.

Já a pesquisa estimulada aponta o ex-prefeito Farid Madi como vencedor do pleito com 43,4%. Em segundo lugar vem Nicolaci com 18,3% e em terceiro vem Raphael Vitiello com 11,4%. Completando a lista extensa de candidatos, a pesquisa aponta Marcelo Pepe com 4,1%, Thaís Margarido em 2,5% e Coronel Rogério com 1,4%. Nando Perequê, Cláudio Fernando, Adilson de Jesus, José Manoel e Sidnei Aranha tiveram menos de 1% das intenções. 8,5% ainda não sabem em quem votar e 7,2% irão votar branco ou nulo.

Itanhaém

Na cidade, as carinhas que aparecerão nas urnas eletrônicas são conhecidas da população e a disputa está bem equilibrada. Pela pesquisa espontânea do Instituto Badra, Marco Aurélio é o nome mais lembrado com 14,1%. O atual prefeito vem logo em seguida com 10,6%. Silvinho Investigador aparece em terceiro lugar com 3,8% dos votos. Seguido por João Carlos Forssell, com 3,2%. Poliana Fé e Lula tiveram menos de 1% das intenções. Os indecisos ainda são muitos na pesquisa espontânea: 54,7% dos entrevistados. 12,3% irão votar nulo ou branco.

Na pesquisa estimulada, o cenario continua disputado. Marco Aurélio tem 31,8% dos votos. Em seguida vem Tiago Cervantes, com 19,3%; João Carlos Forssell vem em terceiro lugar com 12,6% e Silvinho Investigador fica em quarto com 11,8%. A última a aparecer no ranking é Poliana Fé, com 3,7%. Com as opções apresentadas, o índice de indecisos caiu para 6,4%. Nulos e brancos têm 14,5%.

Peruíbe

A pesquisa espontânea em Peruíbe aponta para um empate técnico entre Gilson Bargieri, com 12,8% das intenções de voto, e Felipe Bernardo, com 12,2%. Sem as opções apresentadas, Emer aparece em terceiro lugar com 8%. Seguido por Dr. Bruno com 2,2% e Luiz Maurício com 0,2%. 56,4% ainda não sabem em quem irão votar nas próximas eleições e 7,9% irão votar branco ou nulo.

Pela pesquisa estimulada, Gilson Bargieri seria o próximo prefeito da Cidade, com 30,2% dos votos, caso as eleições ocorressem hoje. Assim aponta a pesquisa da Badra, que traz Felipe Bernardo em segundo lugar com 22,8% e o pré-candidato Emer com 16,5%. Dr. Bruno também aparece com 7,8% dos votos. Com os nomes apresentados, o número de indecisos fica em 10,1% e o de brancos e nulos em 12,6%.

Praia Grande

O ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, é o preferido dos eleitores nas pesquisas espontânea e estimulada. Quando não há opções apresentadas, o então deputado federal tem 32,6% das intenções de voto na cidade. Ele é seguido por Danilo Morgado, que tem 7,1%. Em terceiro aparece Lissandro, com 1,4%. Danilo Sugoi e a atual prefeita Raquel Chini tem menos de 1% das intenções. 50,1% ainda não sabem em quem votar na pesquisa espontânea, enquanto 7,6% devem votar em branco ou anular o voto.

Na estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados - a pesquisa do Instituto Badra dá como certa a vitória do ex-prefeito Alberto Mourão, com 59,9% das intenções de voto. O segundo lugar, Danilo Morgado, tem 17,7%. Lissandro também aparece na pesquisa com 2,6%. Danilo Sugoi tem 1,3% das intenções de voto. Apenas 10,7% ainda não sabem em quem votarão em outubro. 7,8% irão votar em branco ou anular o voto.

São Vicente

Kayo Amado é o nome da vez em São Vicente. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o atual prefeito confirma o favoritismo e deve ser reeleito segundo o Instituto Badra.

Na espontânea - quando nomes não são apresentados - Amado tem 46,1% das intenções de voto. Seguido por Rosana Caruso com apenas 2%. Outros nomes foram apontados pelos entrevistados e tiveram menos de 1% das intenções: Coronel Magno Julião, Tiago Peretto, Rosana Valle, Paulo Victor, Wagner Cabeça, Marcelo Rocha e Rui Elizeu. Os indecisos somam 44,5% das intenções. Brancos e nulos são 6%.

Quando a pesquisa foi estimulada, apresentado os possíveis candidatos, o atual prefeito tem 74,5% das intenções de voto. A segunda colocada é Rosana Caruso com 4,7% dos votos, seguida por Marcelo Rocha com 1,6% e Coronel Magno Julião com 1,1%. Ricardo Fargnoli e Rui Elizeu tiveram menos de 1% das intenções. 9,3% ainda estão indecisos e 7,7% devem votar branco ou nulo.

Santos

A corrida eleitoral em Santos segue acirrada e indefinida. Além da pesquisa espontânea, o Instituto Badra apresentou três cenários de pesquisa estimulada para as eleições na Cidade: uma com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa na disputa, outra com o atual prefeito Rogério Santos e uma terceira com os dois candidatos no pleito.

Sem apresentar os nomes aos entrevistados, Rosana Valle é a mais lembrada entre os possíveis candidatos. A então deputado federal tem 18,5% das intenções de voto. Em seguida temos: 10,7% para Paulo Alexandre Barbosa, 6,5% para Rogério Santos e 3,4% para Telma de Souza. Outros três nomes aparecem com menos de 1% dos votos - Nando Pinheiro, Renato de Jesus e Viny Alves. A maior parte dos entrevistados não soube escolher um nome (55,8%). 4,9% devem votar em branco ou nulo.

O primeiro cenário da pesquisa estimulada - com Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos disputando juntos - o ex-prefeito da cidade teria 36,8% das intenções de voto. Em seguida vem Rosana Valle com 30,7% e o atual prefeito com 12,4%. Telma de Souza também aparece com 8,8%. Renato de Jesus e Nando Pinheiro tiveram menos de 1% das intenções. Apenas 6% não sabem em quem votar neste cenário e 5,1% votariam em branco ou anulariam o voto.

No segundo cenário - só com Paulo Alexandre Barbosa -, o ex-prefeito estaria mais perto de voltar ao Executivo santista com 43,5% dos votos. Rosana Valle vem em segundo com 32,1% das intenções de voto, seguida por Telma de Souza com 9,2%. Nando Pinheiro e Renato de Jesus têm menos de 1% dos votos. O número de indecisos cresce para 9,2% e brancos e nulos são 5,6%.

Já no terceiro cenário, onde só Rogério Santos entra, a disputada é praticamente empatada. Rosana Valle aparece em primeiro lugar com 33,7% das intenções, mas o atual prefeito santista segue no seu calcanhar com 31,2% dos votos. Em terceiro, Telma de Souza tem 12,1%. Os indecisos são mais numerosos neste recorte: 16,2%. Brancos e nulos somam 6,3%.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Veja as cidades do litoral de SP que elegeram prefeitos no primeiro turno

No último domingo (6), seis dos nove municípios da Baixada Santista elegeram os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos

Cotidiano

Santos, a cidade com mais mulheres no Brasil, elege apenas duas para a Câmara

A Câmara perdeu uma cadeira feminina entre as 21 disponíveis, revelando uma leve queda na representação política das mulheres

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter