08 de Outubro de 2024 • 06:06
Primeiro turno das eleições ocorrerá no primeiro fim de semana de outubro / Marcelo Camargo / Agência Brasil
Em meio às convenções partidárias, os nomes disponíveis para as eleições municipais deste ano começam a ser definidos. Desta forma, a corrida eleitoral fica ainda mais apertada a dois meses do pleito que vai definir cargos do Executivo e do Legislativo do Litoral de São Paulo.
Colocando a disputa em números e analisando quem está na frente de acordo com a preferência dos eleitores, o Instituto Badra divulgou neste sábado (3) o resultado das pesquisas para as disputas em Santos, São Vicente, Bertioga, Cubatão, Praia Grande, Guarujá, Itanhaém e Peruíbe. A cidade de Mongaguá terá a pesquisa apresentada em outro momento.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o nº SP-08818/2024, a pesquisa eleitoral aponta um cenário um pouco diferente do que era esperado até aqui. Para a pesquisa foram ouvidos 1.060 eleitores, entre 29 de julho e 2 de agosto, em diferentes pontos de fluxo populacional de cada cidade, e de forma presencial. Segundo o Instituto Badra, a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
Confira a seguir quem ocuparia a cadeira principal do Executivo caso as eleições municipais fossem hoje:
Na cidade mais nova da Baixada Santista, a pesquisa espontânea - onde não são apresentadas opções aos entrevistados - o nome de Marcelo Vilares é o mais lembrando com 24,7%. Seguido de Matheus Rodrigues, com 18,9%; o atual prefeito Caio Matheus, com 1,3%. Os demais nomes tiveram menos de 1%: Silvio Magalhães, Renata Barreiro e Carlos Ticianelli. 11,2% optaram por voto nulo ou branco e 43% não sabiam o que responder.
Já a pesquisa estimulada aponta que o candidato Marcelo Vilares seria eleito prefeito com 48,8% dos votos. Logo em seguida, vem Matheus Rodrigues (Republicanos) com 35,6% das intenções de voto. Em terceiro, aparece Valdizar Albuquerque com 0,7%. Brancos e nulos somam 3,1% e 11,7% ainda não sabem em quem votar.
Em Cubatão, o indicado do atual prefeito, vereador César Nascimento, sai na frente tanto na pesquisa espontânea, quanto na estimulada. Quando não são apresentados nomes, o ex-secretário de Governo tem 18,8% das intenções de voto. Mas o segundo mais lembrado, o então vereador Rodrigo Alemão, não está tão longe - com 12,5%. Indecisos somam 46,6% e brancos ou nulos, 10,1%.
Na Rainha das Serras, pela disputa estimulada - onde os nomes dos candidatos são apresentados - o cenário já mostra a saída da ex-prefeita Marcia Rosa do pleito. Assim, César Nascimento permanece em primeiro com 32,6%. Na cola dele vem Rodrigo Alemão com 21%, Dr. Paiva com 14,7%, Toninho Vieira com 9,5% e Carlinhos de Freitas com 1,8%. Neste recorte, 8,4% não sabem em quem votar e 12% devem votar em branco ou anular o voto.
A Pérola do Atlântico sempre tem uma corrida eleitoral concorrida. Em 2024, o nome do ex-prefeito Farid Madi aparece em primeiro tanto na pesquisa espontânea quanto na pesquisa estimulada, mas a Cidade promete um pleito bem disputado e com muitos nomes podendo surpreender.
Farid Madi é o mais lembrado na pesquisa espontânea com 21,5% das intenções de voto. Em seguida vem Nicolaci com 7,5%, Raphael Vitiello com 4,9% e Marcelo Pepe da City com 2,3%. Thaís Margarido, Cláudio Fernando e Adilson de Jesus também são lembrados e tivemos menos de 1% das intenções. Na cidade, o número de indecisos é alto: 56,2% ainda não sabem em quem votar quando não são apresentadas as opções.
Já a pesquisa estimulada aponta o ex-prefeito Farid Madi como vencedor do pleito com 43,4%. Em segundo lugar vem Nicolaci com 18,3% e em terceiro vem Raphael Vitiello com 11,4%. Completando a lista extensa de candidatos, a pesquisa aponta Marcelo Pepe com 4,1%, Thaís Margarido em 2,5% e Coronel Rogério com 1,4%. Nando Perequê, Cláudio Fernando, Adilson de Jesus, José Manoel e Sidnei Aranha tiveram menos de 1% das intenções. 8,5% ainda não sabem em quem votar e 7,2% irão votar branco ou nulo.
Na cidade, as carinhas que aparecerão nas urnas eletrônicas são conhecidas da população e a disputa está bem equilibrada. Pela pesquisa espontânea do Instituto Badra, Marco Aurélio é o nome mais lembrado com 14,1%. O atual prefeito vem logo em seguida com 10,6%. Silvinho Investigador aparece em terceiro lugar com 3,8% dos votos. Seguido por João Carlos Forssell, com 3,2%. Poliana Fé e Lula tiveram menos de 1% das intenções. Os indecisos ainda são muitos na pesquisa espontânea: 54,7% dos entrevistados. 12,3% irão votar nulo ou branco.
Na pesquisa estimulada, o cenario continua disputado. Marco Aurélio tem 31,8% dos votos. Em seguida vem Tiago Cervantes, com 19,3%; João Carlos Forssell vem em terceiro lugar com 12,6% e Silvinho Investigador fica em quarto com 11,8%. A última a aparecer no ranking é Poliana Fé, com 3,7%. Com as opções apresentadas, o índice de indecisos caiu para 6,4%. Nulos e brancos têm 14,5%.
A pesquisa espontânea em Peruíbe aponta para um empate técnico entre Gilson Bargieri, com 12,8% das intenções de voto, e Felipe Bernardo, com 12,2%. Sem as opções apresentadas, Emer aparece em terceiro lugar com 8%. Seguido por Dr. Bruno com 2,2% e Luiz Maurício com 0,2%. 56,4% ainda não sabem em quem irão votar nas próximas eleições e 7,9% irão votar branco ou nulo.
Pela pesquisa estimulada, Gilson Bargieri seria o próximo prefeito da Cidade, com 30,2% dos votos, caso as eleições ocorressem hoje. Assim aponta a pesquisa da Badra, que traz Felipe Bernardo em segundo lugar com 22,8% e o pré-candidato Emer com 16,5%. Dr. Bruno também aparece com 7,8% dos votos. Com os nomes apresentados, o número de indecisos fica em 10,1% e o de brancos e nulos em 12,6%.
O ex-prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, é o preferido dos eleitores nas pesquisas espontânea e estimulada. Quando não há opções apresentadas, o então deputado federal tem 32,6% das intenções de voto na cidade. Ele é seguido por Danilo Morgado, que tem 7,1%. Em terceiro aparece Lissandro, com 1,4%. Danilo Sugoi e a atual prefeita Raquel Chini tem menos de 1% das intenções. 50,1% ainda não sabem em quem votar na pesquisa espontânea, enquanto 7,6% devem votar em branco ou anular o voto.
Na estimulada - quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados - a pesquisa do Instituto Badra dá como certa a vitória do ex-prefeito Alberto Mourão, com 59,9% das intenções de voto. O segundo lugar, Danilo Morgado, tem 17,7%. Lissandro também aparece na pesquisa com 2,6%. Danilo Sugoi tem 1,3% das intenções de voto. Apenas 10,7% ainda não sabem em quem votarão em outubro. 7,8% irão votar em branco ou anular o voto.
Kayo Amado é o nome da vez em São Vicente. Tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada, o atual prefeito confirma o favoritismo e deve ser reeleito segundo o Instituto Badra.
Na espontânea - quando nomes não são apresentados - Amado tem 46,1% das intenções de voto. Seguido por Rosana Caruso com apenas 2%. Outros nomes foram apontados pelos entrevistados e tiveram menos de 1% das intenções: Coronel Magno Julião, Tiago Peretto, Rosana Valle, Paulo Victor, Wagner Cabeça, Marcelo Rocha e Rui Elizeu. Os indecisos somam 44,5% das intenções. Brancos e nulos são 6%.
Quando a pesquisa foi estimulada, apresentado os possíveis candidatos, o atual prefeito tem 74,5% das intenções de voto. A segunda colocada é Rosana Caruso com 4,7% dos votos, seguida por Marcelo Rocha com 1,6% e Coronel Magno Julião com 1,1%. Ricardo Fargnoli e Rui Elizeu tiveram menos de 1% das intenções. 9,3% ainda estão indecisos e 7,7% devem votar branco ou nulo.
A corrida eleitoral em Santos segue acirrada e indefinida. Além da pesquisa espontânea, o Instituto Badra apresentou três cenários de pesquisa estimulada para as eleições na Cidade: uma com o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa na disputa, outra com o atual prefeito Rogério Santos e uma terceira com os dois candidatos no pleito.
Sem apresentar os nomes aos entrevistados, Rosana Valle é a mais lembrada entre os possíveis candidatos. A então deputado federal tem 18,5% das intenções de voto. Em seguida temos: 10,7% para Paulo Alexandre Barbosa, 6,5% para Rogério Santos e 3,4% para Telma de Souza. Outros três nomes aparecem com menos de 1% dos votos - Nando Pinheiro, Renato de Jesus e Viny Alves. A maior parte dos entrevistados não soube escolher um nome (55,8%). 4,9% devem votar em branco ou nulo.
O primeiro cenário da pesquisa estimulada - com Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos disputando juntos - o ex-prefeito da cidade teria 36,8% das intenções de voto. Em seguida vem Rosana Valle com 30,7% e o atual prefeito com 12,4%. Telma de Souza também aparece com 8,8%. Renato de Jesus e Nando Pinheiro tiveram menos de 1% das intenções. Apenas 6% não sabem em quem votar neste cenário e 5,1% votariam em branco ou anulariam o voto.
No segundo cenário - só com Paulo Alexandre Barbosa -, o ex-prefeito estaria mais perto de voltar ao Executivo santista com 43,5% dos votos. Rosana Valle vem em segundo com 32,1% das intenções de voto, seguida por Telma de Souza com 9,2%. Nando Pinheiro e Renato de Jesus têm menos de 1% dos votos. O número de indecisos cresce para 9,2% e brancos e nulos são 5,6%.
Já no terceiro cenário, onde só Rogério Santos entra, a disputada é praticamente empatada. Rosana Valle aparece em primeiro lugar com 33,7% das intenções, mas o atual prefeito santista segue no seu calcanhar com 31,2% dos votos. Em terceiro, Telma de Souza tem 12,1%. Os indecisos são mais numerosos neste recorte: 16,2%. Brancos e nulos somam 6,3%.
Cotidiano
No último domingo (6), seis dos nove municípios da Baixada Santista elegeram os prefeitos e vereadores para os próximos quatro anos
Cotidiano
A Câmara perdeu uma cadeira feminina entre as 21 disponíveis, revelando uma leve queda na representação política das mulheres