A equipe deseja que o novo conceito seja reconhecido e divulgado oficialmente como Endemismo Provincial-Insular. / Agência Brasil/Arquivo
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa revelou que ilhas oceânicas brasileiras, como Fernando de Noronha, São Pedro e São Paulo e Trindade, possuem espécies exclusivas de seus respectivos territórios.
O resultado do estudo foi comemorado e pode colocar esses locais no mesmo patamar de importância do famoso arquipélago de Galápagos.
O estudo, oficialmente chamado Escalas de Endemismo Marinho em Ilhas Oceânicas e Endemismo Provincial-Insular, foi publicado na última quarta-feira (10) na plataforma científica Peer Community Journal.
Continua depois da publicidade
A título de curiosidade, o arquipélago de Galápagos, localizado no Oceano Pacífico, é conhecido por ser um grande santuário de espécies não encontradas em outros lugares do mundo.
O local, que abriga tartarugas-gigantes e iguanas-marinhas, foi ponto central da pesquisa e dos estudos do icônico naturalista Charles Darwin.
Continua depois da publicidade
Com a participação de pesquisadores de diversos países, o estudo analisou mais de 7 mil espécies de peixes recifais.
Concluiu-se que, desse total, 40% das espécies estão presentes nas ilhas brasileiras. No entanto, essas espécies são totalmente únicas, não ocorrendo em outros pontos do continente ou do planeta.
Agora, a equipe deseja que o novo conceito seja reconhecido e divulgado oficialmente como Endemismo Provincial-Insular.
A pesquisa possibilitou o estudo dessas ilhas, consideradas de difícil acesso devido a fatores naturais e humanos, além de permitir compreender a evolução e a ecologia do ecossistema local.
O estudo foi desenvolvido com o apoio da Marinha do Brasil, do CNPq e de organizações sociais. Inclusive, foi inaugurada a primeira plataforma de mergulho científico da América Latina.
Com isso, será possível observar as condições das ilhas em profundidades de até 150 metros.
Relembre: Ilha de SP onde lancha sumiu é cercada por lendas e tem ecossistema único no Brasil.
Continua depois da publicidade
Em suma, Charles Darwin foi um naturalista, geólogo e biólogo inglês, mundialmente famoso por desenvolver a teoria da evolução por seleção natural.
Nascido em Shrewsbury, Inglaterra, Darwin estudou medicina e teologia. O grande trabalho de sua vida foi a expedição a bordo do navio HMS Beagle, que percorreu diversos continentes e ilhas, incluindo o arquipélago de Galápagos.
Foi durante essa viagem que Darwin fez observações fundamentais sobre a variação entre espécies, que o levaram a formular suas ideias sobre a evolução.
Continua depois da publicidade
Em 1859, ele publicou a obra “A Origem das Espécies”, que se tornou um marco para a biologia e permanece influente até os dias atuais.
Darwin continuou suas pesquisas sobre plantas, animais e geologia até sua morte, em 1882, sendo enterrado na Abadia de Westminster, em Londres, em reconhecimento à sua importância científica.