Cotidiano

Pescadores profissionais têm até o dia 31 para comprovar a atividade

O tão falado prazo para a entrega do Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap) se encerra neste dia 31 de dezembro

Igor de Paiva

Publicado em 29/12/2025 às 08:00

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A prática faz parte das iniciativas de controle e fiscalização do seguro-defeso, adotadas após denúncias de irregularidades no benefício / Agência Brasil/ Fernando Frazão

Continua depois da publicidade

O tão falado prazo para a entrega do Relatório Anual de Exercício da Atividade Pesqueira (Reap) se encerra neste dia 31 de dezembro.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com a Agência Brasil, o documento comprova a atividade regular de pescadores e pescadoras profissionais ao longo do ano. O Reap é necessário para manter o Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) ativo e garantir o acesso ao seguro-defeso.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Centenas de barcos enfileirados criam imagem impressionante em porto de pesca artesanal

• Mongaguá define novas regras para quiosques da orla e Plataforma de Pesca

• Plataforma de pesca mais famosa do Litoral de SP vai ganhar reforma milionária

O processo é realizado por meio do sistema PesqBrasil. Na plataforma oficial, o profissional deve inserir, mês a mês, informações sobre os volumes pescados, as espécies capturadas, além dos locais e métodos de pesca. Todo o procedimento é feito de forma online e exige que o RGP esteja ativo e regular.

A prática faz parte das iniciativas de controle e fiscalização do seguro-defeso, adotadas após denúncias de irregularidades no benefício.

Continua depois da publicidade

Aproveite o tema e leia também: Mongaguá define novas regras para quiosques da orla e Plataforma de Pesca

Segundo a secretária nacional de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca e Aquicultura, Carolina Dória, todos os registros estão sendo conferidos, e aqueles que não estão ativos são cancelados. Apenas neste ano, mais de 300 mil RGP inativos foram cancelados.
“O seguro-defeso é um direito de quem vive da pesca. Quem não exerce a atividade e mantém registro ativo pode ser responsabilizado”, reforça.

Continua depois da publicidade

Além disso, também neste dia 31 de dezembro termina o prazo para o registro biométrico na Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Em nota, o Ministério da Pesca e Aquicultura informou que “a adoção da CIN permite ao Governo Federal integrar as bases de dados e aumentar a segurança na concessão do seguro-defeso e de outros benefícios sociais, como o Bolsa Família, reduzindo fraudes e garantindo que os recursos cheguem a quem realmente trabalha na pesca”.

* O texto contém informações publicadas originalmente na Agência Brasil.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software