Cotidiano

Pescadores espanhóis protestam contra recife de concreto no Gibraltar

Cerca de 500 pessoas assistiram ao protesto de uma hora da costa de Gibraltar, muitos erguendo bandeiras de Gibraltar e britânicas

Publicado em 18/08/2013 às 14:22

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Dezenas de pescadores espanhóis protestaram com seus barcos nas águas do Gibraltar neste domingo exigindo que os britânicos removam os 70 blocos de concreto que jogaram nos locais de pesca. A Marinha britânica e a polícia de Gibraltar bloquearam 35 barcos espanhóis de navegar na área disputada pelo Reino Unido e Espanha construindo um bloco de concreto, o que aumentou a tensão diplomática entre Londres e Madri.

Cerca de 500 pessoas assistiram ao protesto de uma hora da costa de Gibraltar, muitos erguendo bandeiras de Gibraltar e britânicas. Os espectadores espanhóis se reuniram no porto de La Linea de la Concepcion, alguns com bandeiras da Espanha e T-shirts onde se lia "Gibraltar é da Espanha".

"Nós só queremos enviar uma mensagem para Gibraltar", disse o líder da Associação de Pescadores de La Linea. "Tudo o que queremos é pescar onde sempre pescamos", acrescentou.

O governo de Gibraltar disse que o recife de concreto irá regenerar a vida marinha e que os poucos pescadores espanhóis que se concentravam naquela área para pescar mariscos, o faziam ilegalmente de acordo com as leis de Gibraltar.

O Reino Unido acusa a Espanha de retaliação ao impor controle alfandegário excessivo na fronteira de Gibraltar, levando a filas diárias de carro, que se arrastam por horas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Presidente do Irã se compromete a mudar política externa

• Egito: Turquia critica comunidade internacional pelo “silêncio”

• Forças egípcias cercam mesquita que abriga manifestantes pró-Mursi

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software