X

Cotidiano

Pescadores de Guarujá discutem restrições com o governo

Na reunião, ficou acertada a realização de uma audiência pública para discutir o assunto em Guarujá já nas próximas semanas

Da Reportagem

Publicado em 27/04/2018 às 08:20

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O grupo expôs farta documentação em defesa da alteração do artigo 6º da resolução normativa nº 12 / Divulgação

Por articulação do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB/SP), uma comitiva de pescadores artesanais de Guarujá, que reivindicam a diminuição da distância mínima da costa para a prática da pesca artesanal, foi recebida em Brasília, na Secretaria Nacional da Pesca ontem. Os pescadores, junto com o vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), apresentaram o pleito diretamente ao diretor do Departamento Nacional de Registro, Monitoramento e Controle da Pesca, Mário José Rodrigues Palma. Na reunião, ficou acertada a realização de uma audiência pública para discutir o assunto em Guarujá já nas próximas semanas.

O grupo expôs farta documentação em defesa da alteração do artigo 6º da resolução normativa nº 12 – editada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em 2012 e em vigor desde então – que proíbe a pesca de emalhe por embarcações motorizadas até a distância de uma milha náutica a partir da linha de costa. Os pescadores artesanais defendem que a norma tem sido um entrave à atividade pesqueira e, assim, requerem alterar a distância mínima exigida, de uma milha para 600 metros.

De acordo com Santa Cruz, um barco de pequeno porte não pode alcançar a distância de uma milha requerida pela norma vigente, por questões de segurança náutica e para garantir a proteção dos próprios pescadores. Diante dos argumentos apresentados, o grupo já obteve retorno positivo por parte do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, que sinalizou que existe, de fato, a preocupação por parte da Secretaria Nacional da Pesca a respeito das dificuldades enfrentadas pelos pescadores do Litoral Sul e Sudeste do País, contemplados pela normativa.

“O deputado federal Marcelo Squassoni prontamente atendeu ao nosso pedido e nos recebeu em Brasília junto com uma comissão de pescadores que representam os cerca de 40 mil trabalhadores do setor em todo o Estado, que estão sendo diretamente prejudicados pela normativa”, disse o vereador, em tom de agradecimento.

Audiência pública

Squassoni organiza audiência pública, em Guarujá, para os pescadores discutirem o assunto com o secretário Nacional da Pasta, Dayvson Franklin.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter