X

Cotidiano

Peruíbe tem belezas naturais em destaque

Além das belas praias e cachoeiras, turistas podem optar por roteiros ecológicos e ufológicos

Nayara Martins

Publicado em 18/02/2020 às 07:35

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, a praia Barra do Una é um paraíso ecológico / Divulgação/PMB

Além de seus 32 km de belas praias ainda preservadas, Peruíbe, com uma população estimada em mais de 67 mil habitantes, também possui um patrimônio natural exuberante. É uma das mais bonitas regiões do litoral paulista.

Conhecida como o Portal da Jureia, a cidade se localiza entre o mar e as montanhas do Parque Estadual da Serra do Mar, no litoral. Suas maiores atrações estão ligadas à natureza preservada e as praias intocadas entre os costões, cercadas pela mata, corredeiras e piscinas naturais.

Na região central, as praia são urbanizadas com quiosques, calçadão, ciclovia e jardins. Ao sul, as belezas naturais podem ser vistas, como o Costão e a famosa ducha natural, além da Prainha e da praia do Guaraú.

Um dos grandes atrativos são as áreas de proteção ambiental, como a Reserva Ecológica da Jureia-Itatins, importante santuário ecológico do Brasil, com dezenas de praias ainda preservadas. São elas: Desertinha, Tatuíra, Guarauzinho, Baleia, Arpoador, Parnapoã, Brava, Juquiazinho, Preta e Caramborê. E a praia de Barra do Una, localizada no Mosaico Jureia-Itatins, na divisa com Iguape, onde vivem famílias tradicionais e de pescadores.

As cachoeiras também atraem turistas e moradores. Destaque para Rio do Ouro, Guanhanhã, Vilão e Antas. E ainda as corredeiras do Perequê, com piscinas naturais de águas cristalinas, e a do Paraíso, com piscinas naturais, trilhas e uma bela queda d´água.

Diversas atividades e passeios podem ser desfrutadas nas trilhas ecológicas em meio a Mata Atlântica, como arvorismo, tirolesa, jeep tour, canoagem em canoas havaianas e canadenses. O turismo rural também oferece opções de lazer nos vários pesqueiros, sítios com comidas rurais, haras e passeios a cavalos.

Lama negra

O Complexo Termal da Lama Negra tem propriedades terapêuticas e medicinais e atrai inúmeras pessoas. A lama é utilizada em tratamento de artrite, artrose, psoríase, parasitoses, cicatrizes e outros. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas e, aos sábados e domingos, das 10h às 16 horas. Na avenida governador Mário Covas, 204, Centro.

Ufologia

O Encontro Ufológico já faz parte do calendário da Cidade e acontece no mês de julho. Peruíbe apresenta características comparáveis às de algumas regiões da Índia e do Peru, com relatos de óvnis e seres extraterrestres. Por ser visitada por estudiosos de ufologia foi criado o primeiro Roteiro Turístico Ufológico do Brasil, que passa por locais com relatos de óvnis e seres luminosos.

Terras indígenas

A Terra Indígena Piaçaguera é outro local interessante para se conhecer. São cerca de 300 indígenas tupi-guarani que vivem em 11 aldeias. Algumas trabalham com o Turismo de Base Comunitária. Os indígenas recebem os visitantes e contam a sua história, como vivem e sobre a cultura tupi-guarani. A TI Piaçaguera se localiza na divisa entre os municípios de Peruíbe e Itanhaém.

Aquário

O Aquário, hoje terceirizado, é uma boa opção de lazer. No local é possível ver mais de 80 espécies de peixes, répteis, anfíbios e crustáceos. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18 horas e, aos sábados e domingos, das 9h às 19 horas, na avenida Mário Covas, 204, centro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter