Cotidiano
Segundo a Defesa Civil do Estado, Peruíbe foi o município mais afetado, com 171 milímetros de chuva acumulados em apenas 12 horas volume superior ao previsto para um período de 15 dias, de acordo com a média histórica do mês
Pessoas de guarda-chuva em uma segunda-feira cinza e molhada / Foto de WR Heustis/Pexels
Continua depois da publicidade
As fortes chuvas que caíram nesta segunda-feira castigaram a região e deixaram diversos pontos de alagamento em praticamente todas as cidades do litoral paulista.
Aproveite e veja também: Chuva intensa, confira dicas para dirigir com segurança nas rodovias
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil do Estado, Peruíbe foi o município mais afetado, com 171 milímetros de chuva acumulados em apenas 12 horas — volume superior ao previsto para um período de 15 dias, de acordo com a média histórica do mês.
Apesar do grande volume de chuva, a Defesa Civil da cidade informou que, até o momento, não há registro de desabrigados em decorrência do temporal. Foram registradas solicitações de resgate e o transbordo preventivo de alunos de uma escola, procedimento realizado de forma segura.
Continua depois da publicidade
Durante o auge das chuvas, foi necessário o fechamento temporário da Serra do Guaraú, por conta do risco de deslizamentos e em cumprimento ao protocolo de segurança. Atualmente, a via — única ligação com os bairros Guaraú, Una e regiões adjacentes — opera normalmente.
Devido aos ventos fortes, houve queda de árvores em pontos da cidade, o que mobilizou equipes da Defesa Civil para a desobstrução das vias. Ainda há ruas com pontos de alagamento, que estão sendo sinalizados pelas equipes da Prefeitura para evitar prejuízos a moradores e turistas.
De acordo com a administração municipal, a Defesa Civil segue monitorando todas as áreas de risco, permanecendo em alerta e à disposição, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, para o atendimento de ocorrências mais graves.
Continua depois da publicidade
A mudança nas condições meteorológicas já havia sido prevista pelo Instituto Climatempo, que apontou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) entre esta segunda-feira (19) e sexta-feira (23), aumentando a incidência de chuvas na região.
Também foi divulgado alerta para mar agitado e maré elevada até quarta-feira (21), em decorrência da chegada de uma frente fria, que avançou pelo litoral e segue em direção ao litoral norte e ao estado do Rio de Janeiro.
Acumulados nas últimas 12 horas
• Peruíbe: 171 mm
• Itanhaém: 156 mm
• Praia Grande: 108 mm
• São Vicente: 105 mm
• Bertioga: 102 mm
• Mongaguá: 82 mm
• Santos: 80 mm
• Guarujá: 72 mm
• Cubatão: 46 mm
Continua depois da publicidade
Em Peruíbe, o tempo segue instável ao longo da semana, com previsão de chuva a qualquer hora até quinta-feira. A tendência é de intensificação das precipitações entre sexta-feira e sábado, quando pode chover durante todo o dia, segundo a previsão mais recente.