Cotidiano

Peruíbe completa 67 anos entre preservação ambiental e desafios urbanos

Entre memórias históricas, riqueza ambiental e novos projetos, Peruíbe equilibra preservação, crescimento urbano e vocação turística

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário do Litoral

Publicado em 18/02/2026 às 09:05

Atualizado em 18/02/2026 às 11:17

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A cidade, que cresceu a partir da estação ferroviária, possui dois corredores principais que ligam a área urbana de norte a sul / Divulgação/Prefeitura de Peruíbe

Continua depois da publicidade

Relativamente nova, a cidade de Peruíbe completa seu 67º aniversário nesta quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026. Apesar de jovem, o município possui registros que datam do período do descobrimento e até de antes, como as Ruínas do Abarebebê e sítios arqueológicos como o Sambaqui.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As Ruínas do Abarebebê representam um importante marco da presença portuguesa na região, utilizada para a catequização indígena. Já os sambaquis são formações construídas por populações antigas, compostas por materiais orgânicos e calcários acumulados ao longo do tempo, alguns com mais de mil anos antes de Cristo.

Continua depois da publicidade

A cidade, que cresceu a partir da estação ferroviária, possui dois corredores principais que ligam a área urbana de norte a sul. Um dos exemplos é a Avenida Luciano de Bona, com comércio em expansão, especialmente nos segmentos de materiais de construção. Outra via de destaque é a Padre Anchieta, considerada por muitos um verdadeiro shopping a céu aberto.

Veja também: Peruíbe celebra 67 anos com hasteamento das bandeiras e bolo

Continua depois da publicidade

O principal destaque, porém, são as inúmeras belezas naturais e o fato de o município ser cercado por importantes áreas protegidas, como a Serra do Mar e o Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins, além das ilhas, do oceano e das aldeias indígenas.

A Serra do Mar, importante corredor ecológico do Estado de São Paulo, delimita as fronteiras da cidade no lado oposto ao mar. As ilhas de Queimada Grande, Queimada Pequena, Peruíbe e Guaraú compõem a paisagem oceânica que marca o litoral local.

Ao sul, o Mosaico da Juréia-Itatins abriga alguns dos trechos mais preservados de Mata Atlântica do Brasil, reunindo unidades como Estação Ecológica, Parque Estadual e Reserva de Desenvolvimento Sustentável. Ao norte, aldeias indígenas delimitam a divisa com a vizinha Itanhaém.

Continua depois da publicidade

Luta histórica

Ao longo de sua trajetória político-administrativa, o município ganhou notoriedade pela mobilização em defesa da preservação ambiental. Nos anos 1980, protagonizou movimento contrário à instalação de uma usina nuclear na região da Juréia. Nos anos 2000, debateu a proposta de implantação de um megaporto, e, na década seguinte, discutiu projetos ligados à instalação de usina termoelétrica.

Veja também: Sobrenome de peso: Irmão de Bolsonaro recebe título de 'Amigo de Peruíbe' nesta semana

Ao mesmo tempo, Peruíbe vem registrando crescimento urbano, com novos empreendimentos e transformações na paisagem. O debate entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental segue presente no planejamento local, especialmente diante do potencial turístico e da necessidade de geração de empregos.

Continua depois da publicidade

A cidade também se destaca pela identidade cultural que reúne tradição caiçara, presença indígena e vocação para o ecoturismo na Baixada Santista. Além disso, desperta curiosidade por sua associação tanto com a observação de aves quanto com o turismo ufológico.

Desafios

Assim como outras cidades litorâneas, Peruíbe enfrenta desafios relacionados a eventos climáticos, como enchentes que impactam moradores em determinados períodos do ano. A adoção de medidas preventivas e estruturais permanece como pauta relevante no planejamento urbano.

A manutenção de áreas públicas e equipamentos urbanos também integra o cotidiano da cidade, contribuindo para a segurança e a qualidade de vida da população.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, a revitalização do Complexo Turístico da Avenida Beira-Mar trouxe nova dinâmica ao espaço, que passou a ser ponto de encontro de moradores e visitantes de diferentes idades.

O Centro de Convenções, o Espaço Cultural Chico Latim e o Complexo Termal estão em obras. Com a conclusão desses equipamentos, somados à estrutura hospitalar, a cidade ampliará sua infraestrutura turística e de serviços.

O crescimento urbano demanda atenção constante à expansão dos bairros, com investimentos em infraestrutura, moradia e oportunidades de trabalho, buscando garantir que o desenvolvimento alcance toda a população.

Continua depois da publicidade

A cidade segue evoluindo, preservando sua história, suas características naturais e culturais, enquanto projeta novos avanços.

Feliz aniversário, Peruíbe.

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software