Estado de São Paulo tem mais de 500 municípios com alerta severo / Reprodução/Marcello Casal Jr Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil emitiu nesta quinta-feira (11) um alerta severo sobre a baixa umidade relativa do ar, que pode registrar temperaturas acima de 35 °C e índices de umidade abaixo de 12%. Moradores de cerca de 511 municípios do estado receberam a notificação por meio do sistema Cell Broadcast, com função de emergência, devido às condições climáticas.
Foram afetados municípios das regiões de Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Araraquara, Barretos e Franca. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade aumenta os riscos à saúde da população e também o perigo de incêndios florestais.
Continua depois da publicidade
O clima seco pode causar ressecamento da pele, dores de cabeça e de garganta, além de riscos de doenças pulmonares e desconforto em olhos, boca e nariz. Médicos recomendam evitar a exposição ao sol nos horários de maior incidência, reforçar a hidratação e adotar cuidados extras com a pele.
Também é indicado evitar atividades físicas, principalmente ao ar livre, e reduzir o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool. Umidificar os ambientes internos e priorizar o consumo de frutas ricas em água ajudam a aliviar os efeitos do tempo seco.
Continua depois da publicidade
Confira o vídeo produzido pelo Doutor Júlio Pereira sobre o impacto da baixa umidade no sau saúde!