Cotidiano

Perigo! Montão de lagartas venenosas é fotografado nas matas de Peruíbe; VÍDEO

Elas são geralmente urticantes e podem causar irritações na pele humana, devido às suas cerdas semelhantes a pequenos espinhos

Márcio Ribeiro, de Peruíbe para o Diário

Publicado em 13/10/2025 às 17:26

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Trata-se de uma lagarta da família Saturniidae / Bruno Lourenço/Arquivo Pessoal

Continua depois da publicidade

Quem anda nas matas da região precisa ficar atento com o terreno escorregadio, plantas espinhosas, cobras, aranhas e muito mais. Além de todos esses perigos, outra preocupação são as lagartas, que geralmente podem ficar posicionadas em um ponto de apoio para a mão, situação comum que leva a acidentes. A presença de um monitor ambiental competente também ajuda na prevenção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Foi com essa atenção tão necessária que o biólogo Bruno Lourenço observou um montão de lagartas reunidas em uma mata de Peruíbe, na região da Serra dos Itatins. Ele, exímio observador que é, não perdeu tempo e fez esse registro bonito e assustador ao mesmo tempo.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Lagarta vista no litoral de SP pode queimar e causar dor intensa; Conheça

• Fotos: Veja a impressionante transformação da lagarta em Borboleta-coruja

Os especialistas consultados pelo Diário não conseguiram identificar exatamente qual espécie é, mas, de acordo com eles, trata-se de uma lagarta da família Saturniidae, que são geralmente urticantes e podem causar irritações na pele humana, devido às suas cerdas semelhantes a pequenos espinhos, que contêm glândulas de veneno.

Esse tipo de lagarta pode ser encontrado no Brasil, com espécies como Lonomia obliqua e outras do gênero Automeris. Por possuírem toxinas potencialmente ofensivas, são coloridas ou de aparência que pode ser confundida com um pequeno pinheiro, tudo isso funcionando como um alerta para que você fique bem longe delas.

Continua depois da publicidade

 

O contato pode causar dor, ardência, vermelhidão e inchaço na pele. Em casos mais graves, podem ocorrer edemas, manchas escuras e hemorragias internas e externas. A espécie Lonomia obliqua é especialmente perigosa e já causou mortes.

Em caso de contato, lave o local com água corrente e, se os sintomas forem mais intensos, procure ajuda médica imediatamente. Como são perigosas, o contato deve ser evitado.

Continua depois da publicidade

Vale lembrar que as mariposas e borboletas são importantes para a natureza, além de desfilarem beleza por onde passam. Sem as lagartas, elas não existem.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software