X

Cotidiano

Periferia santista pede socorro

Saúde negligenciada e internet fraca já são problemas crônicos

Carlos Ratton

Publicado em 23/10/2020 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

São Bento: o problema é o abandono do imóvel da antiga policlínica que poderia servir para outros fins / Divulgação

Pelos menos 15 dos 16 candidatos a prefeito de Santos sabem que é preciso, urgentemente, mais atenção à área da saúde na Zona Noroeste, morros e Área Continental do Município. E, em época de eleição, é claro que os problemas se tornam mais evidentes porque as esperanças das pessoas que não moram nos grandes centros urbanos se renovam por acreditarem numa possível nova realidade.

Esta semana, um abaixo assinado online dos moradores do Caruara, Monte Cabrão e Iriri, por atendimento emergencial de saúde pelo menos até às 22 horas, e a manifestação da pedagoga santista Edna Souza sobre o abandono do prédio da antiga policlínica do Morro do São Bento chamou a atenção das redes sociais.

"Nós, moradores dos bairros Caruara, Monte Cabrão e Iriri sofremos pela falta de atenção na saúde pública, tendo em Caruara uma policlínica que só funciona no período diurno, de segunda a sexta. A Unidade não tem suporte municipal, estadual ou federal e, sequer, recursos humanos para atender emergências 24 horas", explicam os moradores num texto que abre o abaixo-assinado, via Portal Caruara.

Os moradores da Área Continental dizem que são obrigados a buscar atendimento médico emergencial em Bertioga e não são raras as vezes que não são atendidos pelo fato de serem cidadãos santistas. "Outro obstáculo é conseguir chegar até a área insular de Santos, onde há maior investimento público na saúde, que se situa depois do município de Guarujá, e cuja distância é muito grande apesar de estarmos na mesma cidade", revelam no documento.

Para eles, a opção seria a garantia do direito à saúde pública, tendo o horário de funcionamento da policlínica pelo menos até às 22 horas e com respaldo necessário para atendimentos emergenciais. "Solicitamos, como moradores do bairro Caruara, a extensão urgente do horário de atendimento que nos respalde e atenda em tempo mais amplo e com eficiência", finalizam.

Vale lembrar que internautas que acessaram o Portal Caruara reclamam ainda da falta medicamentos básicos na farmácia e pediatra. "É um desperdício de espaço para poucos atendimentos. Necessitamos de atendimento de emergências. As clínicas básicas são poucas por mês. Poderíamos ter uma farmácia decente. Aqui falta até antitérmico", escreveu uma moradora

"Quando estavam fazendo a construção desta policlínica foram bem específicos que funcionária 24 horas para atender inclusive as emergências. Agora, até às medicações não entregam mais. Não queremos ser lembrados só nas eleições", disparou outra.

O vereador Benedito Furtado (PSB) diz que "este pleito é antigo. Já estou entrando com um requerimento novamente junto ao prefeito para tentar minimizar este assunto que aflige toda a comunidade de Iriri, Quilombo, Monte Cabrão, Caiubura e Caruara".

São Bento

No São Bento a questão é diferente, mas também relacionada à área da saúde. O problema é o abandono do imóvel da antiga policlínica que, segundo os moradores, poderia servir para outros fins. "O prédio poderia servir como base para um contraturno escolar, no retorno às aulas presenciais, para que crianças da educação infantil da Unidade Municipal de Ensino (UME) Magali Alonso. Isso facilitaria a vida das mães que precisam trabalhar", afirma a Edna Souza, conhecida como Tia Edna, que atua como gestora na área da Educação há 22 anos.

Segundo lembra, ano passado, um ofício foi encaminhado à Prefeitura solicitando a permissão de uso do imóvel por uma organização social, em parceria com o poder público, com objetivo de atender às necessidades locais. "Mas não obtivemos resposta e o imóvel continua em completo abandono", finaliza Edna, também é graduada em Administração de Empresas e pós em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional.

Vale lembrar que há dois meses, o Diário do Litoral revelou que no meio de uma pandemia, centenas de crianças e adolescentes da Ilha Diana, tanto da rede municipal como estadual, não conseguiam estudar por falta de uma rede de internet eficiente.

A situação continua. O sinal é fraco na UME Ilha Diana porque a internet é via rádio ou operadora de celular. A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Ilha também não tem sinal. A solução seria um serviço de fibra ótica para toda comunidade.

Prefeitura

A Secretaria de Saúde de Santos informa que estuda a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde e que há projeto para abertura aos sábados da Policlínica do Caruara, seguindo cronograma estabelecido pela pasta dentro do programa Mais Atenção Básica, iniciado em 2019, com quatro unidades piloto (Aparecida, Vila Mathias, Bom Retiro e Nova Cintra).

Vale ressaltar que a Área Continental conta com uma base do SAMU ao lado da Policlínica do Caruara, inaugurada em 2016, a qual é dotada de ambulância (24 horas) para o atendimento dos casos de urgência e emergência na região.

Em relação ao imóvel da antiga Policlínica do São Bento, ele está de posse da Subprefeitura dos Morros e passa periodicamente por limpeza. A Administração Municipal analisa propostas para definir uma nova finalidade ao prédio.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter