Cotidiano
A reportagem percorreu por duas das principais avenidas de Santos e observou o que pode ocasionar a demora no trânsito
O trajeto consegue ser demorado por conta do excesso de semáforos na avenida / Julia Macedo/DL
Continua depois da publicidade
Às vezes, um dos grandes desafios de andar em algum veículo pelas ruas de Santos é o tempo para conseguir chegar até a Orla da Praia ou até o Centro.
Entretanto, existem duas avenidas em que o tempo total para conseguir chegar até esses destinos é quase a metade de uma viagem até São Paulo, mesmo percorrendo um trajeto muito menor: se para chegar à capital paulista é preciso rodar cerca de 68 quilômetros, a distância da redação do Diário, no centro da cidade, à orla da praia é de apenas 4,3 quilômetros.
Continua depois da publicidade
A reportagem fez um trajeto de carro nas avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias no final da tarde da última quarta-feira, 13, e percebeu que um dos grandes problemas é em relação ao tempo dos semáforos em alguns trechos. A conclusão foi que, mesmo com o trânsito sendo favorável em alguns pontos, ele consegue ser pior do que imaginamos em outros.
Leia também: Molhar pedestres na rua pode virar infração e render multa de trânsito.
Continua depois da publicidade
O percurso começou pela Ana Costa, sentido praia, às 17h31, cujo primeiro semáforo, ao lado da Praça Belmiro Ribeiro, durou cerca de 50 segundos no vermelho.
Com o trânsito fluindo bem, a segunda parada aconteceu apenas na esquina com a Rua Espírito Santo, onde o tempo de espera foi de 1 minuto e 8 segundos. Ao passar por esse ponto, o trânsito começou a se formar na avenida.
Ao chegar à esquina com a Rua Pedro Américo, o semáforo estava desregulado em relação ao que fica antes de atravessar a Francisco Glicério. O tempo de espera foi de 1 minuto e 6 segundos.
Continua depois da publicidade
Com o trânsito persistindo, a quarta parada aconteceu apenas na esquina com a Rua Cláudio Doneux, onde o tempo para aguardar o semáforo foi de 1 minuto e 17 segundos.
Mesmo com o trânsito fluindo devagar, a quinta parada foi a mais complicada, pois ela aconteceu no semáforo que dá acesso à orla da praia. O veículo da reportagem ficou parado antes da faixa viva, localizada alguns metros antes do respectivo sinaleiro.
Por conta do excesso de veículos e do trânsito fluindo devagar, o tempo para conseguir acessar a orla foi de 3 minutos e 20 segundos.
Continua depois da publicidade
O percurso foi concluído apenas às 17h49, ou seja, 14 minutos e 21 segundos para percorrer a Ana Costa até a praia.
Já na Avenida Conselheiro Nébias, sentido Centro de Santos, o trajeto começou às 17h52. A reportagem já enfrentou o sinal vermelho logo no começo, na esquina com a Rua Epitácio Pessoa, onde o tempo de espera foi de 1 minuto e 32 segundos.
O segundo semáforo vermelho foi enfrentado na esquina com a Rua Amílcar Mendes Gonçalves, com 1 minuto e 22 segundos. Alguns metros à frente havia uma saída de escola, e os veículos não estavam atrapalhando o trânsito.
Continua depois da publicidade
Na quadra seguinte, os dois semáforos posteriores que antecedem a Rua Lobo Viana estavam desregulados, embora o tempo de espera tenha sido de 36 e 3 segundos, respectivamente.
Neste ponto, a reportagem já estava há seis minutos no percurso e não havia sequer atravessado a Avenida Afonso Pena, mesmo sem haver um excesso de veículos pela via.
O quinto semáforo vermelho enfrentado foi na esquina com a Rua Dr. Estácio Corrêa, com o tempo de espera sendo de 1 minuto e 9 segundos.
Continua depois da publicidade
Ao chegar à esquina com a Avenida Affonso Penna, o veículo da reportagem ficou no semáforo por 1 minuto e 37 segundos. Nesse período, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) não chegou a passar.
O sétimo semáforo foi enfrentado na esquina com a Rua João Guerra, mas o tempo foi de apenas 58 segundos. Já o oitavo foi na esquina com a Rua Dr. Emílio Ribas, onde o tempo de espera foi de 60 segundos.
Antes de chegar ao Centro de Santos, o último semáforo vermelho pego pela reportagem foi na esquina com a Rua Sete de Setembro. O tempo de espera foi de 1 minuto e 27 segundos.
Continua depois da publicidade
O trajeto foi concluído às 18h10, com duração de 15 minutos e 39 segundos.
Veja como foi esse percurso no vídeo abaixo:
Continua depois da publicidade
Em nota, a Prefeitura de Santos afirma que a implementação de semáforos nas ruas sempre é escolhida como último recurso, após um processo de análise e esgotamento de outras alternativas de sinalização.
Em relação às avenidas Conselheiro Nébias e Ana Costa, a administração alega que não há viabilidade técnica para eliminar os semáforos ou abrir o canteiro central sem controle semafórico, pois isso aumentaria o risco de acidentes.
Quanto ao excesso de pontos de ônibus próximos às esquinas, a CET-Santos realiza estudos para eventuais realocações. Entretanto, as opções são limitadas por conta dos acessos a empreendimentos, da presença de garagens e das restrições ao espaço urbano.
Com relação ao tempo dos semáforos, a administração municipal explica que o tempo atribuído a eles leva em conta critérios técnicos e operacionais. Para isso, são consideradas variáveis como o volume de veículos e o fluxo de pedestres e ciclistas.
Já o tempo de amarelo é ajustado de acordo com a velocidade regulamentada da via, enquanto o tempo verde dos pedestres leva em conta a largura da travessia e a demanda de pessoas que usam aquela faixa.
Também são consideradas observações feitas pela equipe técnica da CET-Santos.
Segundo a administração municipal, o município conta com 447 cruzamentos semaforizados, dos quais 389 são gerenciados pela CET-Santos, enquanto os demais são de responsabilidade da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e da APS (Autoridade Portuária de Santos).
Nos trechos administrados pela CET, 16 contam com fiscalização eletrônica semafórica, que integra o sistema de monitoramento de tráfego do município.