Cotidiano
Durante a atividade, os pequenos empreendedores assumiram papéis típicos de um negócio real: gerentes, pizzaiolos, garçons e operadores de caixa
Durante a atividade, os pequenos empreendedores assumiram papéis típicos de uma pizzaria / Divulgação/PMSV
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A tarde da última sexta-feira (7) foi diferente na Amei Maria de Lourdes Batista, no Parque São Vicente. O espaço escolar se transformou em uma verdadeira pizzaria educativa, resultado do projeto “Criando uma Pizzaria: Aprendendo a Empreender”.
A ação é desenvolvida nas oficinas do período integral pela União de Amparo à Comunidade de Escolas Públicas (UACEP). A proposta une aprendizado prático e empreendedorismo infantil, despertando nas crianças o interesse por finanças, cooperação e gestão.
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Durante a atividade, os alunos do 3º ano assumiram papéis típicos de um negócio real: gerentes, pizzaiolos, garçons e operadores de caixa. Em grupos, elaboraram cardápios, estratégias de atendimento e simularam a rotina de um estabelecimento comercial, aplicando na prática conteúdos de matemática e educação financeira, como cálculo de preços, lucro e troco.
A Oficina de Cozinha Experimental foi responsável pela produção das pizzas, complementando a vivência com o preparo do produto final. Segundo o educador Thiago Vitalino, da UACEP, a ideia partiu de uma aluna e rapidamente envolveu toda a turma.
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“Eles aprendem brincando, e isso pode inspirá-los no futuro. Não é apenas uma atividade, é uma lição para a vida”, afirmou.
A diretora da unidade destacou que o projeto alia teoria e prática de forma significativa, incentivando o trabalho em equipe, a criatividade e a valorização de cada função. “Eles compreendem o valor do esforço coletivo e ainda vivenciam o prazer de produzir e saborear o próprio resultado.”
Empolgada com a experiência, a aluna Maria Luisa Guedes, de 9 anos, contou que esperava ansiosamente pelo dia da atividade.
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“Gostei de tudo, mas o caixa foi o mais divertido, porque aprendemos matemática de um jeito diferente.”
Ao final da vivência, os alunos refletiram sobre o significado de empreender: imaginar, planejar, dialogar e cooperar. Isso mostrou que o aprendizado pode ser saboroso quando se une conhecimento, criatividade e diversão.