A título de curiosidade, a cidade é conhecida como a Capital da Esmeralda e é famosa pela grande abundância de pedras preciosas / Pexels
Continua depois da publicidade
Todo mundo espera que as grandes descobertas do mundo estejam localizadas nos maiores centros possíveis. A realidade, porém, não é bem essa.
A maior esmeralda de todo o planeta foi encontrada no pequeno município de Gachalá, em Cundinamarca, na Colômbia.
Continua depois da publicidade
A título de curiosidade, a cidade é conhecida como a Capital da Esmeralda e é famosa pela grande abundância de pedras preciosas.
A esmeralda encontrada em Gachalá pesa 858 quilates e é considerada uma das mais valiosas do mundo.
Continua depois da publicidade
Atualmente, ela integra a coleção permanente do renomado Instituto Smithsonian, em Washington, capital dos Estados Unidos.
A pedra foi descoberta e doada pelo joalheiro americano Harry Winston, em 1969.
Gachalá faz parte do território colombiano, na América do Sul. Junto com Muzo e Quípama, forma o chamado cinturão esmeraldífero da Colômbia, apontado por especialistas como uma das regiões com a melhor produção de esmeraldas em todo o planeta.
Continua depois da publicidade
Mesmo com seu destaque na mineração, Gachalá é relativamente pequena em termos de população e número de residências, possuindo até menos casas do que municípios vizinhos, como Funza.
Ao todo, de acordo com as últimas medições semelhantes ao censo brasileiro, o município possui apenas 5.775 habitantes. A cidade combina sua riqueza mineral com um patrimônio cultural ligado à história da mineração de esmeraldas.
A esmeralda é uma variedade do berilo (BeAl(SiO)). Sua cor esverdeada deve-se à presença de cromo ou vanádio em sua estrutura.
Continua depois da publicidade
Como referência, as esmeraldas de alta qualidade podem variar de US$ 500 a US$ 3.000 por quilate, dependendo da cor, pureza e procedência.
Resumidamente, sua formação envolve processos geológicos específicos e ocorre ao longo de milhares de anos. Ainda nesse tipo de assunto, maior reserva de cristais do mundo está no Brasil e impulsiona turismo, fé e agronegócio.